Salvador
27°
algumas nuvens
umidade: 78%
vento: 2m/s NO
Máx 27 • Mín 27
Weather from OpenWeatherMap

Cuidado: farmacêutica fala sobre riscos da automedicação

Os medicamentos em muitos casos costumam ser milagrosos. Combatem e aliviam aquela dor e mal estar que atrapalham e muito a vida da gente. Mas é preciso tomar alguns cuidados. O uso inadequado e a forma incorreta de usar a medicação podem acarretar riscos de vida.

Segundo o Ministério da Saúde, o medicamento é o principal causador de intoxicações humanas no Brasil desde 1994. Dados divulgados pelo Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATOX) da Unicamp, ainda mostram que o consumo de remédios corresponde a 33,62% das ocorrências. Crianças e idosos são os mais vulneráveis, e entre as principais substâncias responsáveis pelas ocorrências estão medicações populares, como antitérmicos.

Durante o VIVA BEM desta segunda-feira (22), a farmacêutica Soraya Amorim falou sobre uma prática comum e perigosa: a automedicação. “Não se pode tomar medicamento sem nenhuma orientação. Ele não foi feito para chegar ali no mercadinho e tomar.  É preciso procurar um profissional e fazer uma avaliação para entender o que está acontecendo, o remédio pode estar ali mascarando algo de errado que a pessoa tenha”.

Soraya também falou sobre um dos problemas mais comuns relacionados à utilização de medicamentos: as interações medicamentosas. “O uso do medicamento com outras substâncias, como o álcool, pode potencializar uma bomba. Por exemplo, aumentar a toxicidade hepática do paracetamol, provocando problemas de fígado. Então, é preciso tomar cuidado, principalmente nessa época de carnaval, com a ingestão de medicamentos e bebidas alcoólicas”.

Para conferir o VIVA BEM desta segunda-feira, clique aqui.

VIVA BEM vai ao ar de segunda à sexta-feira, às 16h, na Rádio Sociedade da Bahia. Você também pode participar do nosso programa pelo Facebook e Instagram. Faça a sua pergunta através do telefone (71) 3486 3201 ou pelo WhatsApp (71) 9 9656-1025.

Comentar

%d blogueiros gostam disto: