Salvador
26°
nuvens dispersas
umidade: 74%
vento: 5m/s LSL
Máx 26 • Mín 24
Weather from OpenWeatherMap

VIVA BEM dá dicas para o consumo consciente da água nesta quinta (22)

Hoje (22), é comemorado o Dia Mundial da Água. A data gera uma reflexão acerca do uso deste que é um dos bens mais preciosos que temos na Terra. Infelizmente, algumas pessoas não se dão conta da importância desse recurso que fica mais escasso a cada dia.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), se não houvesse tanto desperdício e poluição no mundo a quantidade de água doce seria suficiente para que toda a população vivesse de forma digna. Atualmente, 1,2 bilhões de pessoas em todo o globo não têm acesso à água potável e segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2025, serão cerca de um terço da população mundial.

O Brasil detém aproximadamente 20% da água doce do planeta. Por outro lado, é um dos países que mais desperdiçam. De acordo com a empreendedora socioambiental Grece Otero, “desses 20% da água doce que se encontram no Brasil, 70% se concentram na região Amazônica e apenas 3% na região Nordeste. Então, é necessário que todos tenham essa consciência e economizem água”.

Para Grece, a responsabilidade ambiental é um passo fundamental na gestão dos recursos hídricos. “É preciso assumir a responsabilidade e repensar os nossos hábitos. Não adianta apenas cobrar do poder público e não darmos o exemplo. Se cada um fizer a sua parte é possível influenciar o todo e o resultado final será bastante significativo”.

Dicas – Você sabia que é possível fazer muito pelo meio ambiente utilizando algumas simples técnicas? Que tal aproveitar aquelas cascas e sementes que iriam para o lixo e utilizá-las em outras receitas? O VIVA BEM separou algumas pequenas dicas para você economizar no bolso e ajudar o nosso planeta. Confira:

Para o box: tudo que você precisa é de um quarto de xícara de chá de vinagre ou uma colher de suco de limão com duas xícaras de água. Coloque tudo em um borrifador, agite para misturar e borrife nos vidros. Para retirar o excesso do produto, basta passar um pano limpo e seco, depois use folhas de jornal na superfície. Uma outra opção é misturar uma parte de vinagre branco destilado com uma parte de água em um borrifador e aplicar no vidro.

Para desengordurar: separe um litro de água quente para meia xícara de chá de vinagre e um quarto de xícara de chá de bicarbonato de sódio. Misture tudo e utilize por até uma semana. Para usar em paredes, basta misturar três xícaras de chá de vinagre branco e uma de bicarbonato de sódio em um balde.

Para amaciar: raspe um sabonete infantil e o dissolva em um litro e meio de água fervente. Depois, separe três litros e meio de água fria e adicione quatro colheres de sopa de glicerina. Misture as duas soluções e guarde em vários recipientes. A medida para utilização é de uma tampa de amaciante para cada balde com água.

Anotou tudo? Agora é hora de colocar em prática e nos contar no campo de comentários como foi a experiência, combinado?

Se você quer conferir mais dicas, clique aqui e confira na íntegra o VIVA BEM desta quinta-feira (22)

VIVA BEM vai ao ar de segunda à sexta-feira, às 16h, na Rádio Sociedade da Bahia. Você também pode participar do nosso programa pelo Facebook e Instagram. Faça a sua pergunta através do telefone (71) 3486 3201 ou pelo WhatsApp (71) 9 9656-1025.

Comentar

%d blogueiros gostam disto: