Salvador
27°
chuva
umidade: 78%
vento: 4m/s L
Máx 26 • Mín 25
Weather from OpenWeatherMap

Número de mortos em terremoto sobe para 286 no México

Subiu para 286 o número de mortos pelo terremoto de magnitude 7.1 que acontece desde a última terça-feira (19), de acordo com informações divulgadas pelos governos locais nesta sexta (22). No total, foram confirmados 148 na Cidade do México, 73 no estado de Morelos; 45 em Puebla, 13 no Estado do México, 6 em Guerrero e um em Oaxaca. Segundo o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), dois brasileiros ficaram feridos. As tarefas de resgate, ajuda e voluntários seguem em busca de sobreviventes. Mais de 2.000 moradias foram danificadas, muitas delas desalojadas por ordem das autoridades ou por medo dos habitantes mexicanos.

Em pronunciamento na rede nacional, o presidente mexicano Enrique Peña Nieto anunciou três etapas de ações após o desastre: apoio à população afetada, elaboração de um censo abrangente de danos materiais e reconstrução. Ele também afirmou que pode haver pessoas vivas presas nos escombros de 10 prédios que desabaram na Cidade do México após o terremoto, segundo a Reuters.

Já o prefeito de Cidade do México, Miguel Ángel Mancera, confirmou o resgate de 57 pessoas sob os escombros de edifícios desmoronados. Aurelio Nuño, titular da Secretaria de Educação no país, informou que em nove estados se somam mais de 5 mil escolas com danos em algum grau por conta dos temores ocorridos em 7 e 19 de setembro.

Em 7 de setembro, um terremoto de magnitude 8,1, deixou 96 mortos e mais de 200 feridos no sul do país, especialmente nos estados de Oaxaca e de Chiapas. Após os resgates, o governo deve fazer uma recontagem dos danos para que, logo em seguida, seja iniciado a reconstrução das zonas afetadas no centro do país.

Foto: Divulgação|Agência Reuters

Comentar

%d blogueiros gostam disto: