Salvador
29°
céu limpo
humidity: 83%
wind: 5m/s NE
H 28 • L 28
Weather from OpenWeatherMap

Sarau Fábrica de Rimas celebra cultura hip-hop na Estrada Velha do Aeroporto

Tradicional da cena alternativa, o Sarau Fábrica de Rimas chega à sua 5ª edição no próximo sábado (24), a partir das 9h, na Praça do Loteamento Vila Mar, na região da Estrada Velha do Aeroporto. Com entrada gratuita, o evento reúne música, dança, grafite, poesia, feira de empreendedores independente e oficinas.

A novidade desta edição é a feira de saúde, que conta com o apoio do projeto Viva Melhor Sabendo Jovem Salvador. A iniciativa é uma parceria do Fundo das Nações Unidas Para a Infância (Unicef) com o Grupo de Apoio à Prevenção à AIDS da Bahia (Gapa Bahia). No espaço, o público terá a oportunidade de fazer teste rápido por fluído oral para HIV, receber de orientação sobre a importância da prevenção, informações sobre saúde bucal e aplicação de flúor.

O sarau terá como tema “Hip hop na quebrada, onde tudo começou”. Segundo o grafiteiro e um dos fundadores do coletivo Fábrica de Rimas, Josemar Oliveira, “a representação dos valores históricos e resistência da cultura negra foram os principais fatores para a escolha”. “Quase todos os movimentos culturais e sociais nascem dentro do subúrbio, periferias, guetos e quebrada. Foi assim com o hip hop”, completa.

 

Atrações

O grupo Contenção 33 está no evento e apresenta seu EP Vida do Avesso, lançado no final de outubro. A sonoridade percussiva e dançante do rapper Mr. Armeng também estará presente. Ele já gravou com nomes como Saulo e Gaby Amarantos. Outra atração é Mana Bella, uma artista soteropolitana residente em São Paulo, que desde sua volta aos palcos, no inicio de 2018, passou por diversos eventos como Hip-hop em Ação, em Manause Feira de Empreendimentos Negros Solidários, em Salvador.

O grupo andaraiense Os Diamantina, que vem se destacando no interior da Bahia, e as revelações da Fábrica de Rimas, Latro e Smurf, se juntam ao time. Haverá apresentação também de MC Ramon, RBF, Vírus, Estilo Livre, Castele, Jamvibes, Robert Jack e Errejota. A dança fica por conta de Ananias Break, Katatal e B-boy Tom, além da discotecagem de Dj Bandido. O recital de poesia traz Marina Lima, Deise Fatuna, Valdeck Almeida de Jesus e a Cia Piccola de Teatro Icbie.

A Fábrica de Rimas foi criada pelos artistas Welber Santiago e Josemar Oliveira, em 2013, com o intuito de fomentar, incentivar e empoderar a juventude negra, através da cultura hip hop, além de descentralizar as atuações e mobilizações artísticas da cidade. As intervenções acontecem uma vez por ano e não contam com qualquer apoio ou incentivo financeiro. No ano passado, uma edição especial ocorreu na Faculdade Unime, intitulada Universidade das Ruas, que visava a integração do âmbito acadêmico com diferentes artes das comunidades periféricas de Salvador.

 

Serviço

O quê: Sarau Fábrica de Rimas

Quando: Sábado (24), às 9h.

Onde: Praça do Loteamento Vila Mar, Rua Arthur Gonzales, Nova Brasília, Salvador.

Quanto: Entrada Gratuita