Salvador
25°
chuva fraca
umidade: 100%
vento: 5m/s SL
Máx 26 • Mín 25
Weather from OpenWeatherMap

VIVA BEM fala sobre os sintomas da Tuberculose

Apenas no ano de 2016, cerca de dois milhões de pessoas morreram de Tuberculose no Brasil. A doença infectocontagiosa transmite a bactéria através da fala e do espirro, deixando o ar contaminado. Nesta quarta-feira (23), o Viva Bem com a jornalista Tainã Gama abordou o assunto com a pneumologista Marta Leite.

Os sintomas da doença são tosse seca ou com secreção acima de três semanas acompanhada de febre baixa, emagrecimento, falta de apetite e disposição. A médica Marta Leite alerta que mesmo que os sintomas sejam comuns à outras doenças é importante consultar o médico e fazer os exames necessários.

Marta Leite afirma também que diferente do que muitos pensam a Pneumonia e a Gripe mal curada não causam a tuberculose. “São doenças totalmente diferentes” afirma.

O tratamento tem duração de seis meses e durante esse período não deve ser ingerido bebida alcoólica. Além disso, é indicado que no primeiro mês de medicação o paciente evite lugares muito movimentados para não contaminar outras pessoas. O abandono ao tratamento gera resistências aos remédios, podendo causar problemas mais graves.

A pneumologista alerta que os familiares das pessoas infectadas tem grandes chances de estarem contaminadas e devem realizar imediatamente os exames diagnósticos.

Dia Mundial de Combate à Tuberculose – Em 24 de março de 1882, Robert Koch anunciou a descoberta da causa da tuberculose, sendo o início do diagnóstico e da cura da doença. No centenário da data, em 1982, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a União Internacional Contra Tuberculose e Doenças Pulmonares criou o Dia Mundial de Combate à Tuberculose como alerta a população.

Comentar

%d blogueiros gostam disto: