Salvador
27°
nuvens dispersas
humidity: 74%
wind: 4m/s ESE
H 27 • L 25
Weather from OpenWeatherMap

Finlândia propõe que União Europeia boicote carne brasileira

O governo da Finlândia, atualmente na presidência rotativa da União Europeia, pediu hoje (23) que os países do bloco avaliem a possibilidade de banir a importação de carne bovina do Brasil por causa da devastação causada pelas queimadas na Amazônia.

A intenção foi informada pelo Ministério das Finanças do país, por meio de um comunicado. “O ministro das Finanças, Mika Lintila, condena a destruição da Floresta Amazônica e sugere que a União Europeia e a Finlândia devam considerar urgentemente a possibilidade de banir a importação de carne bovina brasileira”, anunciou.

Além da Finlândia, a França e a Irlanda se posicionaram contra o acordo entre União Europeia e Mercosul firmado em julho deste ano até que o governo brasileiro proteja a Amazônia das queimadas e do desmatamento. Antes de ser adotado, o acordo precisará ratificado pelos legislativos dos 31 países envolvidos.

O presidente francês, Emmanuel Macron, afirnou que o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, “mentiu” e que irá levar o tema para ser discutido na reunião de líderes do G7, neste fim de semana no balneário francês de Biarritz. A posição da França foi justificada culpando a “inércia de Jair Bolsonaro diante da mudança climática, incluindo incêndios”.

Foto: Divulgação / Bombeiros RS