Salvador
29°
nuvens dispersas
humidity: 74%
wind: 3m/s ESE
H 29 • L 29
Weather from OpenWeatherMap

Inclusão através da Libras

A partir desta quinta-feira (25), as crianças e jovens do grupo 5 até o 6° ano do Ensino Fundamental podem contar com o apoio de 30 intérpretes em Libras para facilitar a comunicação com os professores, colegas e a equipe escolar. O projeto foi lançado hoje pelo vice-prefeito Bruno Reis e pelo secretário de Educação, Bruno Barral, na Escola Helena Magalhães, em Boa Vista de São Caetano.

Bruno Barral destacou a importância da dos intérpretes de Libras nas escolas, assegurando a inclusão dos estudantes da rede. “Teremos professores e pessoas capacitadas, para que a gente faça uma inclusão de verdade, com acolhimento. É dessa forma que investimentos com seriedade em educação pública de qualidade”, pontuou Bruno Barral.

Lembrando que nesta quarta-feira, 24 de abril, foi celebrado o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras),  pois no dia 24 de abril de 2002  a Libras foi reconhecida como idioma oficial do Brasil, segundo IBGE, ceca de dez milhões de pessoas se comunicam através da Língua brasileira de sinais.

Estima-se que no Brasil existam apenas 230 intérpretes capacitados em salas de aula. Em Salvador, 28 escolas da rede municipal passam a contar com 30 profissionais, para atuar com alunos do grupo 5 até o 6° ano do Ensino Fundamental. A iniciativa vai garantir a permanência dessas pessoas na unidade de ensino, evitando o abandono dos estudos.