Salvador
28°
algumas nuvens
umidade: 74%
vento: 3m/s LSL
Máx 27 • Mín 26
Weather from OpenWeatherMap

Hipertensão: prevenir a doença ainda é o melhor remédio

Em Salvador, o número de pessoas com hipertensão chegou a quase 30%, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde. A doença é silenciosa e pode afetar qualquer pessoa, de qualquer idade. Pessoas acima dos 40 anos, com sobrepeso, parentes de primeiro grau hipertensos, mulheres que tiveram hipertensão na gravidez, diabéticos, pessoas que fazem uso excessivo de álcool ou tabaco têm mais risco. Esses são orientados a passar em consulta e fazer exames ao menos uma vez por ano.

De acordo com o coordenador de cardiologia da Diagnoson A+ Mozart Cardoso Filho, convidado do VIVA BEM desta quinta-feira (26) “a hipertensão na maioria das vezes não tem cura, mas é possível controlar e manter uma vida normal, contanto que se tome certos cuidados”. Ele ainda alerta para a importância de um check-up preventivo. “Em alguns casos a hipertensão aparece e você nem sente. Portanto, não é preciso o surgimento de sintomas para se iniciar o tratamento”, explica.

A Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (Sobrac) explica que é um risco deixar a doença sem controle. É comum a hipertensão desencadear outros problemas, como insuficiência cardíaca com dilatação do coração, arritmias cardíacas, acidentes vasculares cerebrais (AVC ou derrame), insuficiência renal e até distúrbios cognitivos.

Quer conferir como foi o VIVA BEM desta quinta-feira (26)? Clique aqui e assista o programa na íntegra!

VIVA BEM vai ao ar de segunda à sexta-feira, às 16h, na Rádio Sociedade da Bahia. Você também pode participar do nosso programa pelo Facebook e Instagram. Faça a sua pergunta através do telefone (71) 3486 3201 ou pelo WhatsApp (71) 9 9656-1025.

Comentar

%d blogueiros gostam disto: