Salvador
28°
algumas nuvens
umidade: 65%
vento: 6m/s LSL
Máx 28 • Mín 28
Weather from OpenWeatherMap

Lei contra desperdício de alimentos pode ser adotada em toda a Europa

O Programa Mundial de Alimentos (PAM), agência humanitária da ONU que luta contra a fome, espera que a lei francesa contra o desperdício de alimentos, aprovada há dois anos, venha a se tornar uma diretriz europeia.

“Apoiamos a lei (adotada em 3 de fevereiro de 2016, que obriga os supermercados franceses a fornecer alimentos não vendidos a associações que os reivindiquem) e a petição dos cidadãos europeus pedindo uma lei similar em escala europeia”, afirmou Geneviève Wills, representante na França do Programa Mundial de Alimentos da entidade.

Wills participou de uma entrega de alimentos não comercializados de um grande supermercado da região, organizada para marcar o segundo aniversário da lei francesa contra o desperdício de alimentos. A petição #StopFoodWaste, lançada por Arash Derambarsh, conselheira municipal de Courbevoie (região de Hauts-de-Seine) e uma das maiores entusiastas da lei anti-desperdício, reuniu cerca de 981 mil assinaturas.

“De acordo com o Tratado de Lisboa, petições de iniciativa popular devem coletar um milhão de assinaturas, equitativamente distribuídas na União Europeia, para que a lei possa chegar à mesa de discussões da União Europeia”, disse Derambarsh. “Em 2018, acredito que este texto será apresentado pela França no Conselho Europeu para forçar o sistema de distribuição de alimentos da Europa a participar do esforço anti-desperdício”, completou.

Foto: Divulgação

Comentar

%d blogueiros gostam disto: