Salvador
28°
nuvens dispersas
humidity: 65%
wind: 6m/s ESE
H 27 • L 25
Weather from OpenWeatherMap

Prefeitura faz licitação para reforma da orla de Stella, Flamengo e Ipitanga

A Prefeitura de Salvador publicou hoje (27), no Diário Oficial do Município, a licitação para requalificação dos trechos de orla de Stella Maris, Flamengo e Ipitanga. A área equivale a mais de 100 estádios de futebol e, desta vez, o projeto é o maior em extensão, se comparado com as intervenções anteriores em áreas litorâneas.

De acordo com o executivo municipal, serão 4,7 km de extensão e 400 mil m² de área de obras, o que inclui uma parte da faixa de orla marítima e as ruas de acesso às praias. A intervenção vai coemçar na Rua Professor Carlos Ott, na praia de Stella Maris, e seguirá até o limite com a Rua Santo Antônio de Ipitanga, na praia de Ipitanga, nas proximidades do kartódromo.

Conforme a prefeitura, a requalificação deve durar 18 meses e tem um investimento previsto de aproximadamente R$ 41 milhões, com recursos financiados pelo acordo de empréstimo número 3682/OC-BR (BR-1412), resultante de ação do Programa do Desenvolvimento do Turismo (Prodetur).O projeto foi elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) e prevê mínima interferência na morfologia natural da área.

Três trechos sofrerão as intervenções: Stella Maris, com 1.130 metros, entre a rua Carlos Ott e o início do loteamento Praias do Flamengo; o do Flamengo, com 2.085 metros, entre o Loteamento até a Alameda Cabo Frio; e o de Ipitanga, com 1.600 metros, da Alameda Cabo Frio até a Rua Santo Antônio de Ipitanga.

Serão realizados a implantação de urbanização, infraestrutura urbana, iluminação pública e equipamentos urbanos, além de requalificação ambiental e tratamento paisagístico ao longo da área de intervenção. Em alguns trechos, o acesso por veículos ocorrerá até bolsões de estacionamento que serão otimizados e ampliados, com pavimentação em blocos intertravados, que possuem permeabilidade e geram menor impacto ao meio ambiente.

Ainda de acordo com o município, as intervenções urbanísticas no local preveem a construção de ciclovias, quadra de futebol, de vôlei, poliesportiva, pista de patins, espaços de convivência, pista de skate, espaço para ioga, parques infantis, centro de apoio ao surfista, sanitários públicos, quiosques, além de módulos de apoio aos salva-vidas, dentre outros. O projeto contempla também ciclovias segregadas para bicicletas, vias exclusivas de veículos e passeios para pedestres, além de trechos compartilhados e trilhas.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Salvador