Salvador
27°
algumas nuvens
umidade: 74%
vento: 4m/s L
Máx 27 • Mín 26
Weather from OpenWeatherMap

Déjà vu e EQM; entenda os mistérios do cérebro humano

Como explicar a sensação de déjà vu? E o controverso fenômeno da experiência de quase-morte (EQM)? Essas são, sem dúvida, questões que ainda levantam a curiosidade e deixam dúvidas. O VIVA BEM trouxe a especialista em neurociência Cecília Barretto para esclarecer esses e outros fatos acerca desse órgão tão complexo do corpo humano.

O cérebro humano é um curioso, interessante e fascinante órgão. O fato é que ele é tão cheio de complexidades, que muitas vezes se torna difícil entender como ele funciona. Efeitos psicológicos, sensações, memórias – tudo isso vem do nosso cérebro. Mas para que ele funcione da melhor forma, é preciso dar bastante atenção a saúde como um todo.

Para usarmos o cérebro da melhor forma, é preciso cuidar da máquina como um todo. A mente e o corpo estão mais conectados do que se imagina. Os cuidados básicos com a saúde, como a alimentação, repouso, atividades físicas, tudo isso impacta muito na forma como você está usando o seu cérebro. O nosso cérebro envolve muitos processos e esse processos dependem de um ambiente saudável.

E quando ouvimos a palavra “exercícios”? As primeiras imagens que surgem na nossa cabeça são de atividades físicas. Mas, além dos músculos, há outra parte do organismo que precisa estar sempre em movimento: o cérebro. Cecília falou sobre a importância dos exercícios na prevenção de doenças.

A ‘ginástica do cérebro’ é a melhor forma de se prevenir de doenças como o Alzheimer e o mal de Parkinson. Quando você desafia o seu cérebro, você cria uma espécie de reserva. Então, desafiar o cérebro com novas línguas, novos trajetos, novos esportes, novos livros, pode te prevenir de doenças desse tipo.

Fato é que nenhuma máquina que o homem possa inventar, poderá ser tão completa, complexa e engenhosa quanto o cérebro. Muitas coisas ainda vão ser descobertas sobre ele, e essas descobertas podem trazer muitos benefícios para a saúde.

Você pode conferir o VIVA BEM desta quarta-feira (27) na íntegra clicando aqui!

O VIVA BEM vai ao ar de segunda à sexta-feira, às 16h, na Rádio Sociedade da Bahia. Você também pode participar do nosso programa pelo Facebook e Instagram: @radiosociedadedabahia. Faça a sua pergunta através do telefone (71) 3486 3201 ou pelo WhatsApp (71) 9 9289 2732.

 

Comentar

%d blogueiros gostam disto: