Digite sua busca

 

 

Brasil Destaque Notícias Notícias em destaque

Morre, aos 98 anos, a atriz Ruth de Souza

Compartilhar

A atriz Ruth de Souza faleceu hoje, aos 98 anos, após uma pneumonia. Ela estava internada na UTI do Hospital Copa D’or, em Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro.

Ruth foi uma das atrizes mais importante do teatro, da TV e do cinema brasileiros. Ela foi a primeira atriz negra a se apresentar no teatro municipal do Rio de Janeiro, com a peça “O Imperador Jones”, em 1945. Foi também a primeira atriz brasileira indicada a um prêmio de melhor atriz em um festival internacional de cinema, com Sinhá Moça, no festival de Veneza, em 1954.

Na TV e no cinema ela também teve um importante papel abrir portas para o povo negro. Trabalhou na TV Tupi, Record, TV Excelsior e na Rede Globo. Participou de 35 filmes, 19 peças, 20 novelas, além de minisséries e programas de entretenimento.

Filha de um lavrador e uma lavadeira, Ruth nasceu em 12 de maio de 1921, no bairro do Engenho de Dentro, na zona Norte do Rio de Janeiro, e sonhou em ser atriz desde pequena, em uma época em que quase não havia negros atuando no Brasil.

Ruth de Souza foi homenageada no carnaval carioca deste ano pela escola de samba Acadêmicos de Santa Cruz. Seu último papel foi neste ano, na minissérie da Rede Globo “Se eu fechar os olhos agora”.

    
 WhatsApp
 Baixe o aplicativo Sociedade Play
X