Salvador
25°
nuvens dispersas
humidity: 69%
wind: 6m/s ESE
H 25 • L 24
Weather from OpenWeatherMap

Câncer do aparelho digestivo é tema do Sinta-se Bem de hoje (29)

O câncer pode ocorrer em qualquer órgão do aparelho digestivo, e é, na imensa maioria das vezes, de tratamento cirúrgico, que consiste na retirada do órgão no todo ou em parte, e na reconstrução ou substituição do órgão retirado para restabelecer a função perdida. Alguns casos podem necessitar de tratamentos complementares com quimioterapia ou radioterapia.

Os tumores mais comuns do aparelho digestório são os do estômago e do intestino grosso, mas podem ocorrer no fígado, pâncreas, esôfago, vesícula biliar, baço, ou seja, em qualquer órgão abdominal.

A prevenção ainda é o melhor tratamento para os tumores, pois ainda não se conhece a origem e a causa para o aparecimento da maior parte desses tumores, e o tratamento quando iniciado nas primeiras fases da doença apresenta altos índices de cura, ao contrário dos tumores em fase avançada, onde a chance de cura é bastante restrita.

Exames comuns como ultrassonografia, endoscopia digestiva e colonoscopia são capazes de detectar a grande maioria dos tumores do aparelho digestório, e o médico especialista saberá indicar a melhor forma de prevenção ou de tratamento em cada caso.

Para esclarecer as dúvidas sobre câncer do aparelho digestivo, o cirurgião oncológico doutor Alexandre Albuquerque conversa com a apresentadora Olga Goulart, no Sinta-se Bem de hoje (29), a partir das 16h.

Faça a sua pergunta através do telefone 3486 3201 ou pelo WhatsApp 9 9289 2732.

Sintonize na Rádio Sociedade 102.5 FM / 740 AM

 

Comentar

%d blogueiros gostam disto: