Salvador
27°
algumas nuvens
umidade: 78%
vento: 2m/s NO
Máx 27 • Mín 27
Weather from OpenWeatherMap

AVC pode ser evitado com atividades físicas e hábitos saudáveis

O Acidente Vascular Cerebral (AVC), conhecido popularmente como derrame, é a segunda doença que mais mata no país. A estimativa é que a cada cinco segundos uma pessoa tem AVC. Os dados são alarmantes e por isso nós convidamos o médico neurologista Pedro Antônio Pereira para falar sobre o assunto no VIVA BEM desta quinta-feira (31).

Segundo dados do Ministério da Saúde, o AVC é segunda causa de morte e a primeira de incapacidade no Brasil. Foram 100.520 mortes em decorrência da doença no Brasil em 2015, último ano em que as estatísticas foram registradas. A estimativa é que em cada grupo de seis pessoas, pelo menos uma tenha um AVC ao longo da vida.

O que muitos não sabem é que muitos casos de AVC poderiam ser evitados. Segundo a Academia Brasileira de Neurologia (ABN), 90% dos AVCs estão ligados a fatores que podem ser modificados. O neurologista falou como simples mudanças nos hábitos, como a prática de atividades físicas, podem evitar o problema.

“O AVC é uma doença que decorre de outra doença. Pessoas sedentárias, que tenham diabete, hipertensão ou fumantes tem uma maior predisposição em ter a doença. Todos esses fatores aumentam o risco e fazem com que o doença seja a segunda causa de morte no Brasil. Por isso, é importante adotar novos hábitos que tragam uma maior qualidade de vida”, diz Pedro.

Outro dado alarmante é o aumento no número de casos de AVC em pessoas com menos de 45 anos. Do total registrado em 2015, 4.592 casos de mortes foram de pessoas abaixo dos 45 anos. Segundo o neurologista, o estresse e o sedentarismo têm contribuído bastante para a precocidade registrada.

“O AVC atinge pessoas de qualquer idade, inclusive crianças. Os motivos são vários, vai desde o estresse, tabagismo e principalmente o sedentarismo, bastante comum entre as pessoas mais jovens”, afirma Pedro.

Para conferir o VIVA BEM desta quarta-feira (31), clique aqui!

VIVA BEM vai ao ar de segunda à sexta-feira, às 16h, na Rádio Sociedade da Bahia. Você também pode participar do nosso programa pelo Facebook e Instagram. Faça a sua pergunta através do telefone (71) 3486 3201 ou pelo WhatsApp (71) 9 9656-1025

Comentar

%d blogueiros gostam disto: