O desafio

MUDANÇA DE VIDA

Um dia estava na rádio (quem me conhece sabe que não sou bom de gravar datas) quando a gerente comercial, Raquel Chequer, me convidou para um bate papo. Mal sabia eu que seria uma proposta para mudar meu estilo de vida.

Cheguei na sala e lá encontrei o amigo Cáscio Cardoso e fui surpreendido com a seguinte pergunta: “Você topa correr 5km da Maratona Salvador? ” Eu, que gosto de desafios, aceitei na lata. Sem pensar em como seria isso.

O meu nome surgiu por preencher pré-requisitos nada saudáveis: estar acima do peso, ser sedentário e não ter experiência alguma com corrida.

Confesso ter parado para pensar e cheguei a cogitar desistir, mas o apoio da minha companheira Julia me fez refletir sobre uma possível mudança de vida.

Você deve estar perguntando o porquê da minha dificuldade em me adequar a uma vida saudável, e respondo na sequência. Mais de 1,5 l de refrigerante ao dia era o companheiro do café da manhã até a última ceia. Verdura, salada e legumes estavam distantes do meu dia a dia, e atividade física nunca mais tinha feito. Inúmeras desculpas aliadas a uma rotina estressante. Resultado disso tudo? Gordura no fígado no grau mais elevado, pressão arterial sendo controlada por medicação, ansiedade ao último grau. Isso sem falar nos 90 kg em um corpo de 1m60cm…

O primeiro passo foi dado com ajuda dos amigos Gleidson Tavares e Ricardo Lopes que me apresentaram o professor Renato Maia, um cara que me fez ver a atividade física como aliada, para ser o responsável em colocar uma bicicleta enferrujada para correr sem ter óleo. Na sequência, Raquel Chequer me apresentou o nutricionista Daniel Cady, que me mostrou uma nova maneira de encarar a forma como me alimento. Através do repórter Wilton Matos, conheci o fisioterapeuta Gustavo Sperandio, ex-integrante da comissão técnica do basquete do Vitória. Acostumado com os grandalhões, Sperandio terá a missão de fazer meu corpo suportar a pressão e me ajudar a não sofrer lesão.

Com essa retaguarda campeã ficou mais fácil colocar o projeto em prática. Acordar às 4h da manhã virou sinônimo de prazer. Treino três dias por semana com o objetivo de ter uma vida saudável e completar a prova de 5km da Maratona Salvador, maior Maratona do Nordeste, no dia 15 de setembro.

A partir de agora vocês terão acesso a todas as etapas deste projeto que mudará a minha vida.

Marcos Valença.