Digite sua busca

 

 

Notícias em destaque Política

Em evento, Bolsonaro volta a associar ‘arrobas’ a negros e causa polêmica

O presidente Jair Bolsonaro voltou a repetir uma declaração polêmica no último sábado, 29. Durante um evento do Aliança pelo Brasil, em Vitória, capital do Espírito Santo, o presidente, por meio de uma videoconferência, disse, em tom de brincadeira, que o apoiador tem “oito arrobas”.

Em um comentário semelhante realizado em 2017, o presidente foi processado por racismo e condenado na primeira instância, mas foi absorvido na segunda. Arroba é uma unidade de medida usada na pesagem de bovinos e suínos.

“Bolsonaro, sou negão, votei em você e em 2022 vou votar de novo Você é o melhor presidente do Brasil”, disse o apoiado, negro, ao presidente. “E você está com oito arrobas”, respondeu Bolsonaro, arrancando risadas dos presentes do evento.

O áudio da conversa foi reproduzido nos alto-falantes do evento, que reuniu entre 1 mil e 2 mil pessoas em Vitória, segundo os organizadores. Em 2017, a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas destacou que, “durante mais de três séculos e meio, pessoas negras foram legalmente comercializadas como escravas no Brasil, comercializadas inclusive em função da massa corporal que ostentavam”.

Na semana passada, durante uma transmissão ao vivo pela internet, Bolsonaro atribuiu a cor do deputado federal Hélio Lopes (PSL-RJ), que é negro, ao tempo a mais que ele teria passado na barriga da mãe. Em tom de brincadeira, Bolsonaro associou, por meio de uma metáfora, a gestação a um forno, e Hélio teria dado uma “queimadinha” ao demorar dez meses para nascer.

Foto: Marcos Corrêa/PR

    
 WhatsApp