Digite sua busca

 

 

Notícias Notícias em destaque SAÚDE

86% dos casos de câncer de pulmão são registrados em estágio avançado

Os casos de câncer de pulmão no Brasil são apenas identificados em estágio avançado em 86,2% dos pacientes. O número foi divulgado pelo Instituto Oncoguia, Organização Não-Governamental (ONG) conhecida por atuar em estudos sobre o tema.

Segundo o levantamento, foram registrados 6,9 mil casos da doença em 2016. No entanto, a estimativa é de que a maior parte dos novos pacientes ainda não tenha diagnóstico, o que eleva para 28 mil o número de casos.

O levantamento apontou ainda que, no caso dos tumores identificados no estágio inicial, a chance do paciente morrer nos próximos cinco anos é de 64%. Já quando o tumor é encontrado no terceiro estágio, a probabilidade de morte em cinco anos aumenta para 87% e, no quarto ano, sobe para 90%.

Em estados como a Bahia, Ceará e Pará, os casos diagnosticados em estado avançado chegam a 95%. Já em Sergipe, o número é ainda mais assustador: 100% dos casos. No Brasil, o câncer de pulmão é o tipo de tumor que mais mata, embora seja o quarto em maior incidência. Por fim, o levantamento ainda indicou que em 79,1% dos casos há relação com o tabagismo.

Foto: Divulgação

    
 WhatsApp