Salvador
25°
nuvens dispersas
humidity: 73%
wind: 6m/s E
H 27 • L 25
Weather from OpenWeatherMap

TECNOLOGIA

Instalados num parque de transmissores na Ilha de Itaparica, BA, o Transmissor HARRYS DX100 de 100KW de potência, com modulação digital e a torre, com 229 metros de altura, enviam o sinal AM (Amplitude Modulada) da Rádio Sociedade da Bahia para vários estados do Brasil e alguns países vizinhos. Os estúdios são de ultima geração, totalmente computadorizados.

O som da Rádio Sociedade da Bahia será duas vezes melhor que o MP3;

A Rádio Sociedade da Bahia através de um investimento em torno de 100 mil dólares deu início desde o dia 13 de junho de 2007, a era digital do rádio na Bahia. Sendo a primeira emissora do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país a transmitir sinais de aúdio digital. Tudo é possível através da tecnologia IBOC (In-Band-On-Channel) que permite a transmissão simultânea dos sinais analógicos e digitais.

Essa tecnologia proporciona aos ouvintesuma qualidade bem próxima ao som de CD e também, através de uma tela digital os ouvintes visualizarão previsões do tempo, títulos musicais, informações sobre trânsito e informativos publicitários. Os ouvintes já estão adquirindo esses aparelhos digitais no estado de São Paulo e em compras através da internet.

A Rádio Sociedade da Bahia adquiriu num evento radiofônico internacional, ocorrido no 1º semestre de 2006, na cidade de Las Vegas (USA), o mais novo conceito na transmissão de áudio digital – o HD Rádio AM, o qual possibilita múltiplos canais de programa em uma única freqüência, com transmissão simultânea dos sinais analógicos e digitais no mesmo canal. Os ouvintes da Rádio Sociedade da Bahia estarão aptos a dirigir pela sua cidade – atrás de prédios, dentro dos estacionamentos, por túneis e terrenos acidentados – com ausência de chiados típicos do rádio analógico. Os anunciantes, além do áudio, poderão apresentar suas informações visuais nos displays de dados associados à programação. Num futuro bem próximo a Rádio Sociedade da Bahia terá o som, se comparado a outras tecnologias digitais, duas vezes melhor que o MP3 ou o satélite.

Nota importante: A transmissão simultânea analógica e digital é compatível com os rádios atuais e com os novos digitais.

Comentar

%d blogueiros gostam disto: