Salvador
24°
chuva fraca
humidity: 100%
wind: 7m/s ESE
H 25 • L 24
Weather from OpenWeatherMap

Presidente estuda aumento de cargos de confiança na Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados, através do atual presidente, Rodrigo Maia (DEM-RJ), prepara, sem alardes e a toque de caixa, mudanças na estrutura administrativa da Casa, para garantir aos deputados a possibilidade de contratação de funcionários a cargos de confiança. A manobra deve criar entre 200 e 300 novos cargos de livre nomeação, o que possibilita ampliar as vagas destinadas às lideranças partidárias.

É de suma urgência para a Casa os deputados aprovarem as modificações. A mudança está atrelada à distribuição das comissões, que serão instaladas nos próximos dias. No último sábado (4), o presidente Rodrigo Maia se reuniu com diretores de Recursos Humanos e Pessoal da Câmara para discutir a proposta que será apresentada à Mesa Diretoria na próxima semana. A decisão de acatar ou não as mudanças, caberá a esse órgão e não ao plenário.

Servidores efetivos na bronca

A proposta não agradou aos servidores efetivos, que questionam a legalidade e moralidade da manobra. O Frente Ampla de Trabalhadoras e Trabalhadores do Serviço Público pela Democracia, em nota, afirmou que essa proposta encabeçada pela Mesa Diretora tem como objetivo aumentar o “cabide de empregos” na Câmara e “desmontar” a estrutura administrativa da Câmara.

“O desmonte da estrutura administrativa da Câmara dos Deputados, iniciado pela Mesa Diretora presidida por Eduardo Cunha (PMDB), prossegue a passos largos na gestão de Rodrigo Maia (DEM). Órgãos da Casa tradicionalmente técnicos, encarregados de garantir a lisura do processo democrático, estão se tornando estruturas fantasmas povoadas de apadrinhados políticos daqueles que estão no comando”, diz na nota.

Foto: Reprodução/EBC

Comentar

%d blogueiros gostam disto: