Digite sua busca

 

 

Economia Notícias em destaque

A cada cinco cidades brasileiras, duas não tem nenhuma agência bancária

Para quem reside em grandes cidades do país, não é difícil encontrar uma agência bancária, mas, a realidade é diferente para grande parte das cidades espalhadas pelo Brasil. Segundo levantamento feito pelo Globo, dois em cada cinco municípios do país não tem sequer uma agência bancária desde 2013, quando a cobertura atingiu o seu auge.

Atualmente esse número equivale a 427 cidades. Em 6 anos, 2.414 agências foram fechadas em todo o país, a medida é efetuada para reduzir os custos dos grandes bancos, inclusive os estatais, para enfrentar a crescente concorrência digital. O aumento no número de assaltos pode ter influenciado também a decisão dos bancos.

Com a redução do número de agência físicas, os velhos e mais pobres são os mais prejudicados pela falta de acesso à meios digitais. De acordo com pesquisa do Instituto Locomotiva, em 2019, 45 milhões de pessoas não tinham conta bancária, 61% deles não habitam em grandes centros. O presidente do instituto explica a situação.

– É natural que pessoas não queiram depositar o dinheiro num lugar onde não sabem para quem reclamar quando houver um problema. As redes físicas têm essa vantagem, ainda mais no interior, onde o gerente do banco é quase uma autoridade da cidade — alerta Renato Meirelles.

Foto: Reprodução

    
 WhatsApp
 Baixe o aplicativo Sociedade Play
X