Acontece em todos os finais de semana de Fevereiro, na Praia de Ondina, em Salvador, o projeto ParaPraia 2025, que oferece banho de mar assistido para pessoas com deficiência e dificuldades de locomoção de forma gratuita.
O evento espera receber aproximadamente 600 participantes, que contarão com uma estrutura adaptada e profissionais capacitados para oferecer uma experiência segura e inclusiva.
O atendimento acontece em frente ao Instituto Bahiano de Reabilitação (IBR) e chega à 10ª edição, tendo realizado mais de três mil atendimentos desde 2014.
A edição de 2025 é viabilizada pelo Viva Esporte, programa da Prefeitura de Salvador, que fomenta políticas públicas de esportes e lazer através de incentivos fiscais para empresas que investem na comunidade esportiva local. Com um montante anual de até R$10 milhões, as empresas participantes podem ter 100% do valor investido abatido do ISS a recolher, até o limite de 20%.
Para o secretário da Sempre, Júnior Magalhães, apoiar um projeto como o ParaPraia reforça o compromisso da Prefeitura com o direito ao lazer e à inclusão social. “É uma imensa satisfação contribuir para um evento que transforma vidas e proporciona experiências únicas. O ParaPraia é mais do que um banho de mar assistido, é um símbolo de acessibilidade, dignidade e alegria para centenas de pessoas. Com o apoio do Viva Esporte, conseguimos ampliar essa iniciativa e garantir que Salvador continue sendo referência em inclusão e políticas públicas inovadoras”, afirma.
Como participar – O ParaPraia é aberto ao público. Para participar, basta comparecer ao local levando um documento de identificação com foto.