Digite sua busca

 

 

Bahia Notícias em destaque SAÚDE

Norte baiano ganha reforço contra o câncer com novo hospital

A cidade de Juazeiro recebeu nesta sexta-feira (11) uma nova unidade hospitalar especificamente para tratamento de alta complexidade em oncologia. O Hospital do Câncer (Unacon), que terá o primeiro serviço de radioterapia e braquiterapia do interior da Bahia.

A unidade funcionará anexa ao Hospital Regional de Juazeiro (HRJ) e deve atender mais de 50 municípios na região norte do estado – incluindo Petrolina e outras cidades no sertão de Pernambuco.

O governador Rui Costa afirmou que, com a implantação do hospital, os atendimentos tendem a ser desconcentrados de Salvador e garantiu a possível ampliação da unidade em mais 100 leitos.

“A entrega da Unacon faz parte da estratégia do Governo do Estado de descentralizar atendimentos de alta complexidade na Bahia, regionalizando serviços da saúde pública. O objetivo é oferecer serviços de qualidade em todas as regiões, e não somente na capital. Aqui no Hospital do Câncer em Juazeiro, já estamos estudando a ampliação da unidade, para instalar mais 100 leitos, fazendo com que o hospital tenha ainda mais produtividade e maior volume na sua atuação”, declarou Rui.

Hospital começa a receber o público a partir da próxima segunda-feira (14) – Foto: Ascom | Divulgação

Segundo o Governo, foram investidos mais de R$ 30 milhões entre obras e equipamentos, na unidade que terá mais de 4 mil m² e terá capacidade para realizar 43 mil sessões de radioterapia por ano. Um acelerador linear, equipamento utilizado no tratamento radioterápico, será instalado na unidade nos próximos dias. Este dispositivo tem capacidade para realizar 43 mil sessões de radioterapia por ano.

 “Vai ser um grande passo no tratamento dos pacientes com câncer na região, que oferta serviços para a Bahia e Pernambuco (rede PEBA), pois como não existia radioterapia nem braquiterapia, todos os pacientes eram encaminhados para Salvador. Com a chegada desses serviços, a população de 55 municípios será beneficiada”, declarou o secretário da Saúde Fábio Vilas-Boas.

A unidade terá tratamento para todos os tipos de câncer, desde o diagnóstico até cirurgia e tratamento do paciente.

O atendimento ao público terá início já na próxima segunda-feira (14). Os pacientes chegarão à unidade por meio de regulação feita pela Central de Marcação municipal, mediante disponibilidade de vagas.

Confira trecho da entrevista do governador Rui Costa:

Foto: Ascom | Divulgação

    
 WhatsApp