Digite sua busca

 

 

Brasil Economia Mundo Notícias

Com apoio de Bolsonaro, candidato de Trump é eleito para presidir o BID

O Conselheiro sênior de Donald Trump, Mauricio Claver-Carone, foi eleito neste sábado (12), para a presidência do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A decisão é histórica, pois esta será a primeira vez, em 61 anos de tradição, que o órgão será comandado por um país não pertencente a América Latina.

A candidatura de Claver-Carone contou com os votos de Brasil, Bolívia, Colômbia, Paraguai, Peru, dentre outros países. Foram 30 votos a favor e 16 abstenções. A posse do novo presidente será em outubro e o mandato tem a duração de cinco anos. Carone vai substituir o colombiano Luis Alberto Moreno que ocupa a presidência do banco desde 2005.

O governo brasileiro – que dispunha do cargo da vice-presidência de alguns setores importantes e também já teve a pasta da infraestrutura – estava interessado no pleito e chegou a indicar Rodrigo Xavier, ex-presidente dos bancos UBS e Bank of America no Brasil, para concorrer às eleições do BID, e pediu o apoio dos Estados Unidos. Porém, Donald Trump preferiu lançar seu próprio representante.

Foto: Divulgação

    
 WhatsApp