Digite sua busca

 

 

Bahia Polícia Política

Jequié: Prefeito é afastado após PF deflagrar operação contra desvio de verbas

A Polícia Federal (PF) deflagra na manhã desta terça-feira (15), a Operação Guilda de Papel, com a finalidade de apurar crimes de fraude à licitação, fraude a direitos trabalhistas e desvio de verbas públicas em Jequié, sudoeste baiano.

De acordo com a PF, na ocasião, 10 mandados de busca, e seis medidas cautelares diversas da prisão, inclusive o afastamento do prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira (PSB) pelo prazo de 60 dias, foram expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região. A ação ocorre no próprio município de Jequié e em Feira de Santana, com a participação de cerca de 45 policiais federais.

A PF ainda afirma que a cooperativa que teria vencido licitação para o fornecimento de mão de obra terceirizada para prestação de serviço para diversas secretarias do município de Jequié, na verdade estaria cobrando do município valores bastante superiores àqueles que eram pagos para os prestadores de serviço, inclusive verbas fictícias, além de estar cobrando pela prestação de serviços de pessoas que jamais teriam integrado os quadros da cooperativa.

Após a análise, ficou apurado que o município de Jequié celebrou com a empresa um contrato no valor de R$ 29.264.658,72 para o fornecimento de profissionais para todas as secretarias do município.

Foto: Ascom/Polícia Federal

    
 WhatsApp