Salvador
24°
nuvens quebrados
humidity: 73%
wind: 1m/s E
H 24 • L 24
Weather from OpenWeatherMap

32 mil baianos estão na malha fina, saiba como se regularizar

Mais 32.192 baianos estão retidos na malha fina e no país são 771.801 pessoas, o que equivale a 2,61% do total de 29.542.894 declarações apresentadas em 2016.

Para sair da malha fina o cidadão deve acessar o site da receita e consultar o Centro Virtual de Atendimento. Você tem acesso ao e-CAC é necessário ter o código de acesso. Caso não tenha, o contribuinte deve criar um na página da Receita onde está localizado o ‘Serviço Virtual de Atendimento’.

Quando logado no sistema, o contribuinte deve verificar o extrato e consultar o item “pendências”. Nesta seção, o contribuinte identifica se a declaração está retida em malha fiscal, ou se há alguma outra pendência que possa ser regularizada por ele mesmo.

Caso a declaração esteja retida em malha fiscal, o contribuinte encontra um link na própria seção em que é possível verificar detalhes do motivo da retenção e consultar as orientações e procedimentos. Constatando erro na declaração apresentada, o contribuinte pode regularizar sua situação apresentando declaração retificadora.

Se não houver erro na declaração apresentada e o cidadão estiver com todos os documentos comprobatórios, pode escolher entre aguardar intimação ou agendar pela internet uma data e local para apresentar os documentos e antecipar a análise de sua declaração pela Receita Federal. O agendamento para declarações do exercício 2016 começa a partir do primeiro dia útil de janeiro de 2017.

Do conjunto de declarações retidas na malha, 75% apresenta imposto a restituir, 22% tem imposto a pagar e 3% não apresenta imposto a restituir ou a pagar.

Principais razões pelas quais as declarações foram retidas são:

– Omissão de rendimentos do titular ou seus dependentes: 409.054 declarações com esta ocorrência.

– Divergências entre o IRRF informado na declaração e o informado em DIRF: 293.284 declarações com esta ocorrência.

– Dedução de previdência oficial ou privada, dependentes, pensão alimentícia e outras: 277.848 declarações com estas ocorrências.

– Despesas médicas: 162.078 declarações com esta ocorrência.

Comentar

%d blogueiros gostam disto: