Digite sua busca

 

 

Bahia Cidades Notícias em destaque Salvador SAÚDE

Unidade móvel de saúde realiza exames de mamografia no campus da Uneb, em Salvador

O câncer de mama figura como um dos mais recorrentes entre as mulheres, o que preocupa, sobretudo, as que já estão passando da meia idade. O que muitas mulheres ainda não sabem é que o avanço da doença pode ser evitado com ações simples, como o autoexame, além de consultas regulares com o especialista.

O mês de outubro costuma voltar as atenções para o diagnóstico precoce e prevenção da doença. Na capital baiana, um dos locais destinados à realização do exame é a Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

Durante todo mês a Secretaria Estadual de Saúde vai ofertar mais de 14 mil exames de mamografia em Salvador e no interior do estado. A ação faz alusão à campanha do Outubro Rosa.

A cozinheira Elisângela Cerqueira garantiu uma vaga para realizar o exame logo no início da ação e contou que não encontrou dificuldade para marcar a mamografia.

“É muito importante que todos tenham consciência. Tentem e venham fazer o exame. Porque é muito importante. E é uma economia que a gente tem também, porque o exame não é tão baratinho assim e a gente tendo de graça, melhor ainda”, acrescentou.

Para a diarista Joanice dos Santos, o aparecimento de um caso da doença na família foi determinante para buscar o atendimento para realização do exame.

“Minha família tem um caso de câncer de mana, minha irmã tirou um seio e está fazendo quimioterapia. É muito importante a gente fazer também. A gente não sabe o dia de amanhã”, disse.

A enfermeira responsável pela ação na Uneb, Bárbara Lorena Plácida, esclareceu que além do ponto na universidade, as mamografias também podem ser realizadas em outras unidades móveis espalhados pelo município e nas policlínicas do interior do estado.

De acordo com Bárbara, as mulheres que forem diagnosticadas com a doença serão acompanhadas Sesab e encaminhadas para uma unidade de saúde para dar início ao tratamento.

O agendamento é realizado exclusivamente pela internet por meio do site www.saude.ba.gov.br.

Foto: Cris Cambuí | Rádio Sociedade


Notice: Undefined index: bg_img_color in /home/rdsoncom/public_html/wp-content/plugins/convertplug/modules/info_bar/functions/functions.php on line 143