2 de Julho: celebração terá ato simbólico presencial e programação virtual

A prefeitura de Salvador divulgou a programação para o feriado da Independência do Brasil na Bahia, celebrado no dia 2 de julho. A Fundação Gregório de Mattos (FGM) promoverá uma programação especial entre os dias 1º e 5 de julho, com cerimônia cívica e atrações artístico-culturais.
Neste ano, o tema das comemorações será “A Chama da Esperança”, e homenageará os heróis da independência, além dos profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à Covid-19.
Devido à pandemia, a programação acontecerá de forma híbrida. Os atos institucionais acontecerão presencialmente, com acesso permitido apenas para as autoridades e imprensa, sem aglomeração e com os cuidados sanitários orientados por nossas equipes competentes. Enquanto que as atrações artísticos-culturais serão realizadas de forma remota, com acesso gratuito e aberto para o público através da internet.
Programação presencial
Às 8h do dia 2 de julho, será realizado o hasteamento das bandeiras com as presenças do prefeito Bruno Reis (DEM), do governador Rui Costa (PT), do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Adolfo Menezes, e do presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), Eduardo Morais de Castro.
Durante a cerimônia, as estátuas do Caboclo e da Cabocla estarão posicionadas do lado de fora do Pavilhão 2 de Julho, vestidos pelo artista plástico João Marcelo, de “Verde Esperança”. Ao final do ato solene, as estátuas serão recolhidas.
Na sequência, a Pira do Fogo Simbólico, nomeada nesta edição de “Chama da Esperança”, será acendida por dois profissionais de saúde, em um gesto que representa a luta do povo da Bahia na batalha contra a pandemia. Na ocasião, ainda acontece a deposição de flores aos heróis da Independência no busto do General Labatut.
Programação virtual
As atividades virtuais já começam na quinta-feira (1º), às 9h, com o lançamento da campanha #Meu02Julho, através do perfil da FGM no Instagram.
Entre os dias 1º a 5 de julho será exibido, sempre às 9h, o filme “Dois de Julho: Um Sonho de Liberdade” no projeto #ConexãoFGM. Dirigido por Yuri Rosat, o curta-metragem será exibido no canal da FGM no YouTube e traz a importância da Independência da Bahia na construção da identidade cultural dos baianos.
Ainda no mesmo horário, o projeto “Brincando com o 2 de Julho” trará ao público diversos jogos de tabuleiro para se divertir e aprender sobre essa data com amigos, familiares e colegas. Os jogos estarão disponíveis no site da FGM.
Durante todos os dias, às 10h, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) lançará em suas redes sociais (Facebook e Instagram) a exposição “Personagens da Guerra pela Independência do Brasil na Bahia”. A ação explora e traz curiosidades sobre as principais personalidades envolvidas nesse marco histórico.
Em seu canal do YouTube, o IGHB ainda apresenta, entre os dias 1º a 5 de julho, às 16h, a live de lançamento do livro “O processo da Independência do Brasil no Recôncavo Baiano (Política, Guerra e Cultura) 1820-1823”, do historiador Manoel Passos Pereira. A transmissão é apresentada pelo historiador Jaime Nascimento e conta com a participação do jornalista e pesquisador Jorge Ramos.
Videoaulas
Para quem quiser conhecer sobre os territórios mais marcantes no processo de independência da Bahia, o historiador Ricardo George ministra a série videoaulas, no canal da FGM no YouTube, nos dias 1º, 3 e 5 de julho, às 14h.
Encontro de Filarmônicas
Na sexta-feira, o destaque fica para o Encontro de Filarmônicas, que acontece às 18h no canal da FGM no YouTube. Importante presença nos festejos da independência, dez grupos de filarmônicas se apresentam de forma virtual. Com a curadoria do maestro Fred Dantas, o programa exibe a marcha de cada uma e, logo em seguida, bate um papo com seus coordenadores.
“Patrimônio É…”
Para fechar as comemorações, no dia 5 de julho, às 18h30, será realizada mais uma edição do projeto “Patrimônio É…”, desta vez, com o tema “2 de Julho e Territórios Virtuais de Memórias”. São presenças confirmadas a desenvolvedora do aplicativo 2 de Julho GO, Jamile Coelho; a idealizadora do RPG 2 de Julho, Josenilda Mesquita; e a professora Kerollen Hagnyss. Eles contam sobre a experiência de aliar os fatos históricos dessa importante data com a ludicidade dos jogos de tabuleiros, videogames e aplicativos.
Confira a programação completa:
01 de julho
09h – Projeto #Meu2deJulho, com a participação de personalidades contando uma memória marcante do Cortejo.
09h – Projeto Brincando com o 2 de Julho
09h – Projeto #ConexãoFGM – Filme “Dois de Julho – Um sonho de Liberdade”
10h – Lançamento da exposição “Personagens da Guerra pela Independência do Brasil na Bahia”
14h – Série Vídeo-aulas | Territórios | Aula 01: O centro Ferve: Quartéis e ruas (Forte de São Pedro, Aflitos, Campo Grande e Gamboa: O levante e o motim pelas ruas/ Cidade Alta e Cidade Baixa: Praça Tomé de Souza e Partido da Praia)
17h – Lançamento do livro “O Recôncavo e a Guerra da Independência” (Edufba), do historiador Manoel Passos, em live transmitida pelo canal www.youtube.com/ighbba.
02 de julho
– Cerimônia Cívica
8h – Hasteamento das bandeiras – Saída dos Caboclos do Pavilhão
8h15 – Acendimento da Pira do Fogo Simbólico
8h30 – Coletiva de Imprensa
8h50 – Deposição de flores aos Heróis da Independência no busto do general Labatut
Programação artístico-cultural
09h – Projeto #Meu2deJulho com vídeos de seguidores do Instagram
09h – Projeto Brincando com o 2 de Julho
09h – Projeto #ConexãoFGM
10h – Exposição “Personagens da Guerra pela Independência do Brasil”,
14h – #Meu2deJulho com vídeos de seguidores do Instagram
18h – Encontro de Filarmônicas
03 de julho
09h – Projeto #Meu2deJulho com vídeos de seguidores do Instagram
09h – Projeto Brincando com o 2 de Julho
09h – Projeto #ConexãoFGM
10h – Exposição “Personagens da Guerra pela Independência do Brasil”,
14h – Série Vídeo-aula | Territórios | Aula 02: O Recôncavo, a Ilha e outros territórios de Independência na Bahia
04 de julho
09h – Projeto #Meu2deJulho com vídeos de seguidores do Instagram
09h – Projeto Brincando com o 2 de Julho
09h – Projeto #ConexãoFGM
10h – Exposição “Personagens da Guerra pela Independência do Brasil”,
14h – Projeto #Meu2deJulho com vídeos de seguidores do Instagram
05 de julho
09h- Projeto #Meu2deJulho com vídeos de seguidores do Instagram
09h – Projeto Brincando com o 2 de Julho
09h – Projeto #ConexãoFGM
10h – Exposição “Personagens da Guerra pela Independência do Brasil”,
14h – Série Vídeo-aula | Territórios | Aula 03: Subúrbio e as rotas da Independência
18h30 – Patrimônio É…Tema: 02 de Julho e Territórios virtuais de memórias” com as participações de Jamile Coelho (Aplicativo 2 de Julho GO), Josenilda Mesquita (RPG 2 de Julho), Felipe Pereira (2 de Julho Tower Defense) e a professora Kerollen Hagnyss.
Foto: Bruno Concha / Secom