Salvador
24°
nuvens dispersas
humidity: 69%
wind: 6m/s SE
H 25 • L 23
Weather from OpenWeatherMap

Doença misteriosa tem 19º caso registrado em Salvador

 

O décimo nono caso de  fortes dores musculares foi notificado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS). De acordo com a coordenadora municipal de Vigilância em Saúde, Isabel Guimarães, um boletim epidemiológico sobre a doença misteriosa foi emitido na noite da última sexta-feira (16). “Com o alerta, solicitamos às unidades e a rede hospitalar que qualquer pessoa que desse entrada com mialgia súbita sem nenhuma causa aparente que fosse notificado e até o momento temos 19 pessoas que estão sendo investigadas”, destacou.

Dra. Isabel explica ainda que equipes trabalham na identificação dos locais onde os pacientes estiveram e o que eles comeram, além de analisar as amostras coletadas das pessoas que apresentaram os sintomas. “Só após reunirmos todas essas informações é que vamos poder ter uma resposta mais definitiva em relação ao que realmente aconteceu, mas continuamos trabalhando com duas hipóteses: de que pode ser um vírus ou uma toxina”.

Os registros divulgados na última sexta-feira tem em comum o consumo do peixe Olho de Boi, o Arabaiana, comprado na praia de Genipabu, em Guarajuba, no Litoral Norte da Bahia. As dores surgiram horas depois de os pacientes terem comido uma moqueca preparada com esse peixe. Outro sintoma atribuído à doença é a urina escurecida, quase preta, nos pacientes. A doença é investigada, entretanto a coordenadora afirmou que não é possível estabelecer prazo para conclusão da etapa de investigação.

Comentar

%d blogueiros gostam disto: