Digite sua busca

 

 

Bahia Cidades Notícias Notícias em destaque Salvador

Ônibus de Salvador terão proteção para motoristas e cobradores. Alguns taxistas também já aderem a ideia por conta própria

Motoristas de ônibus de Salvador passarão a ter mais uma proteção contra a pandemia do novo coronavírus. A partir desta sexta-feira (22) serão instaladas barreiras físicas com cortinas de plástico resistente nos transportes público, cujo objetivo é manter os rodoviários mais seguros.

De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), serão mais de mil veículos com esses itens de proteção implantados de forma gradativa.  O órgão ressalta ainda que a medida foi acatada pelo Consórcio Integra, responsável por operar o transporte na cidade.  Para o titular da Semob, Fabio Mota, a implantação das cortinas é mais uma medida de segurança dentre outras que a Prefeitura já vem adotando na luta contra a Covid-19.

“Desde o início da pandemia, estamos adotando medidas de higienização de estações e de ônibus, disponibilizando álcool em gel aos usuários do sistema, que também receberam 30 mil máscaras. Com a instalação dessas barreiras, vai dificultar ainda mais que uma pessoa já infectada, mesmo assintomática, possa transmitir a Covid-19 para os trabalhadores”, disse o secretário”.

Cobrador há 16 anos, José Carlos Santos ressalta o perigo vivenciado por esses trabalhadores diariamente e acredita que a medida trará uma maior segurança. “Esse período me deixou preocupado, pois todos os dias eu preciso trabalhar e ponho em risco a minha vida e a dos meus pais, que já são idosos. Sei que os riscos continuam, mas quanto mais forem adotadas medidas de prevenção, mais seguro a gente se sente”, disse o cobrador.

Além dessas barreiras, os motoristas e cobradores contam com máscaras e álcool em gel. A secretaria acrescenta que, diariamente, as empresas realizam a aferição da temperatura dos trabalhadores. Caso algum rodoviário tenha a temperatura alterada, ele é encaminhado para as unidades de saúde para que seja apurada a situação.

Taxistas

Ainda não existe uma ação parecida realizada pela prefeitura que beneficie motoristas por aplicativos ou de taxis. Porém, alguns já tomam a mesma medida por conta própria, como é o caso do o taxista Wilker Barreto. Para evitar o contagio, ele instalou uma barreira semelhante com as que serão instaladas pela prefeitura nos coletivos.

O motorista relata que o plástico cria um distanciamento com o passageiro. “Me sinto mais seguro assim. Se tiver uma pessoa infectada, é uma barreira a mais contra o vírus. Faço minha parte, a gente tem que procurar se prevenir como puder”, ressaltou.

Táxi utilizado por Wilker Barreto
    
 WhatsApp
 Baixe o aplicativo Sociedade Play
X