Digite sua busca

 

 

Bahia Bahia Destaque Notícias Notícias em destaque SAÚDE Serviço

Dia Mundial do doador de médula óssea

No terceiro sábado de setembro, comemora-se o dia internacional do doador de medula óssea. Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer) estima que, atualmente, o Brasil tem em média 850 pessoas em busca de um doador não aparentado compatível para o transplante de medula óssea. Mesmo o país sendo um dos maiores bancos de dados de doares do mundo, com quase 5 milhões de pessoas cadastradas, as chances de encontrar alguém compatível é pequena, de apenas 1 para 100 mil.

Na Bahia, a Fundação Hemoba é a responsável por fazer o cadastro dos doadores.  Ao todo, o estado possui 178 mil pessoas cadastradas. O procedimento é simples. A pessoa quando se candidata, faz um exame chamado HLA com uma amostra de aproximadamente 4 ml de sangue. O resultado do procedimento é lançado em uma base de dados que é cruzada diariamente com outro banco de dados do Brasil e mundo, a qual contém os resultados de pacientes que precisam receber o transplante. Quando o sistema encontra alguém compatível, o doador é chamado e submetido a uma avaliação clínica para receber orientações e realizar exames complementares para avaliar as condições de fazer a doação.

A coordenadora médica de captação de doadores da Fundação Hemoba, a hematologista Aline Dórea, explica que o procedimento é fundamental para salvar vidas. “A medula óssea é o tecido que fica no interior dos ossos, também chamado de tutano. Ela é rica em células que dão origem às células do sangue, os glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e as plaquetas. Por isso são chamadas de células tronco. O transplante tem o objetivo de reconstituição de uma medula saudável, sendo indicada como forma de tratamento para cerca de 80 doenças, incluindo a anemia aplástica grave, anemias adquiridas ou congênitas, e na maioria dos tipos de leucemias, como a mieloide aguda, mieloide crônica e a linfóide aguda”.

Para se cadastrar como doador de medula óssea os voluntários precisam ter entre 18 e 55 anos, estar bem de saúde, e comparecer a unidade mais próxima do Hemoba .

Dia Mundial do doador de médula óssea

    
 WhatsApp
 Baixe o aplicativo Sociedade Play
X