Salvador
25°
nuvens quebrados
humidity: 69%
wind: 5m/s SE
H 26 • L 25
Weather from OpenWeatherMap

Em entrevista à Sociedade, Rui destaca investimentos e controle dos gastos

Foto: Élvis Cássio | Rádio Sociedade da Bahia

O fim da crise institucional e política, além de um pacto para frear a crise econômica. Essa é a combinação que o governador Rui Costa (PT) acredita que vai fazer o país e os estados crescerem em 2017. Em entrevista, ao vivo, nesta quarta-feira (21), na Rádio Sociedade da Bahia, Rui fez um balanço das ações de seu governo ao longo dos dois anos de administração.

Mesmo com todas as dificuldades financeiras, o governador disse que chega ao final do ano com o sentimento de dever cumprido em áreas essenciais como infraestrutura, mobilidade, saúde e segurança. Durante a entrevista, Rui anunciou que o bairro de Cajazeiras, em Salvador, receberá o segundo Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), base que abrigará as polícias civil e militar em uma mesma estrutura.

Mata de São João, apontada em levantamento como a cidade mais violenta do país em 2015, foi a primeira cidade a receber um Disep, inaugurado nesta terça-feira (20). Localizado na entrada de Praia do Forte, o Disep será comandado pelo major PM Hilton Teixeira dos Reis, que contará com um efetivo de 120 policias e 12 viaturas; e pelo delegado Aldaci Ferreira dos Santos, que terá uma equipe de 24 agentes, sendo um escrivão e 23 investigadores.

Na área da infraestrutura, Rui destacou a importância do metrô de Salvador, que segue com as obras em ritmo acelerado. “É um orgulho não só para Salvador, mas para todos os baianos. Porque Salvador e a Bahia têm uma marca forte que é o turismo. E Salvador será a única capital do país onde o turista chegará no aeroporto e escolherá para onde quer ir. Com tranquilidade, rapidez e facilidade. Essa é uma marca que será uma referência no quesito mobilidade para o país. Ainda podemos destacar a geração de 8.500 empregos, além dos empregos indiretos que, no total, alcançam os 20 mil postos de trabalho”, disse o governador ao informar que a obra segue a todo vapor na Avenida Paralela.

Ainda sobre a infraestrutura, ele comemorou os investimentos nas contenções de encostas na capital e região metropolitana, além dos R$ 165 milhões investidos na revitalização do Centro Antigo, que incluiu o Centro Histórico, região do Centro, e o bairro do Comércio. Rui Anunciou outros investimentos na Rua Chile, que terá a reinauguração do Palace Hotel, empreendimento de alto luxo que atrairá investidores, emprego e turistas para a região central da capital baiana.

Para a educação, o governador avaliou como positiva a criação do projeto Primeiro Emprego, que oferta milhares de vagas para a primeira experiência profissional dos jovens estudantes da rede pública de ensino. “Isso valoriza os alunos que não tinham a oportunidade de conseguir ingressar no mercado de trabalho quando deixavam o ensino médio. Eles terão dois anos para adquirir experiência e conseguir ingressar no mercado de trabalho. Isso é muito bom”. A seleção será com base no rendimento escolar, a partir de uma média geral do curso.

Já no campo da saúde, reforçou a descentralização do atendimento médico em todas as regiões da Bahia. Anunciou a construção de quatro policlínicas nas cidades de Jequié, Teixeira de Freitas, Irecê e Guanambi, além de outras cinco unidades em Salvador, Valença, Santo Antônio Jesus, Feira de Santana, Simões Filho e Alagoinhas. Rui também anunciou para o dia 9 de janeiro a inauguração do Hospital da Mulher, na Cidade Baixa da capital baiana, para o dia 9 de janeiro.

Finalizou falando da polêmica que envolve a “guerra” pela presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Três deputados governistas disputam o posto. Além do atual presidente, Marcelo Nilo (PSL), se prontificaram os deputados Luiz Augusto (PP) e Ângelo Coronel (PSD). Rui disse que vai tentar unificar a base e desaprovou a troca de farpas entre os governista. “Quero que tenha uma base unida. Isso é mais importante. Vamos tentar unificar e conseguir uma candidatura única”, finalizou.

Comentar

%d blogueiros gostam disto: