Salvador
26°
nuvens quebrados
humidity: 65%
wind: 6m/s SE
H 26 • L 25
Weather from OpenWeatherMap

Peru de Natal é reprovado pelo Ibametro

Foto: Agência Brasil

O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), entre os dias 12 e 14 de novembro fiscalizou mercados da capital e do interior da Bahia. 30% dos perus fiscalizados durante a Operação Natal Seguro foram reprovados. Os fiscais do órgão constaram a falta da indicação obrigatória na embalagem do peso líquido do produto, quando o consumidor acaba pagando também pelo peso da embalagem.

A taxa de reprovação de 30% também foi atribuída às ameixas, cujo exame encontrou peso menor em relação ao indicado na embalagem, além da falta da indicação obrigatória do peso líquido. Os demais produtos verificados – panetones, chester, bacalhau, tender, roscas, queijo cuia, frutas cristalizadas, damasco, castanhas, nozes e passas – atingiram um índice de reprovação de 10%. Apenas os espumantes atingiram aprovação de 100% das amostras analisadas.

Outros itens

A operação inspecionou também artigos decorativos como as luminárias natalinas (do tipo mangueira e do tipo pisca-pisca) e brinquedos. Os produtos inseguros (com potencial de causar acidentes de consumo) foram retirados das prateleiras das lojas e mercados pelos fiscais.
Os brinquedos comercializados no Brasil, nacionais ou importados, devem possuir na embalagem o selo do Inmetro, o que facilita a identificação. Ou seja, o produto passou pelos testes de qualidade e podem ser comercializados e, utilizados pelo consumidor com segurança.

Já as luminárias natalinas são regulamentadas pela Portaria Inmetro nº 27/00. Ainda que não sejam certificadas, devem atender aos requisitos obrigatórios informados em português (tensão, corrente, potência máxima do conjunto e o nome, marca ou logomarca do fabricante ou importador).
Em caso de produtos suspeitos, o consumidor pode fazer a denúncia junto à Ouvidoria do Ibametro, pelo telefone 0800 071 1888.

Comentar

%d blogueiros gostam disto: