Salvador
26°
nuvens quebrados
humidity: 65%
wind: 6m/s SE
H 26 • L 25
Weather from OpenWeatherMap

IPVA 2017 terá redução de 5% para carros na Bahia

Foto: Divulgação SECOM

Nesta quarta-feira (21), a Secretaria de Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz) divulgou a tabela de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para o ano de 2017, com redução de 5% para o tributo cobrado para dono de carros em relação a 2016, com base em cálculos da Fundação de Pesquisas Econômicas (Fipe), feitos a partir dos valores de mercado de veículos usados.

As motos tiveram redução de 2,8%, os caminhões, de 7,4%, os ônibus e micro-ônibus, de 5,4%, e os veículos utilitários, de 4,8%.
A alíquota será de 3% para automóveis e utilitários movidos a óleo diesel, de 2,5% para os automóveis e utilitários movidos a outros tipos de combustíveis; 1% para ônibus, micro-ônibus, caminhões, máquinas de terraplanagem, tratores, motos, motonetas, motocicletas e triciclos estrangeiros e nacionais; 1,5% para embarcações e aeronaves.

O pagamento poderá ser efetuado com desconto de 10% , se pago em cota única até o dia 7 de fevereiro, ou de 5% se o pagamento ocorrer em cota única até o vencimento da primeira parcela, de acordo com o número final da placa do veículo, conforme a tabela:

 

Tabela: Divulgação Detran

O contribuinte deve calcular o valor do imposto usando a fórmula: valor venal do veículo x 0,0a, onde “a” é a alíquota.

Para veículo novo, o valor venal será o constante na nota fiscal ou no documento que represente a transmissão de propriedade. Já para veículo usado, o valor venal estará constante em tabela anualmente elaborada pela Secretaria da Fazenda com base nos preços médios de mercado (confira aqui).

 

Comentar

%d blogueiros gostam disto: