Salvador
25°
nuvens quebrados
humidity: 65%
wind: 7m/s SE
H 26 • L 25
Weather from OpenWeatherMap

Fotógrafo faz registro raro de tribo isolada em floresta no Acre

O fotógrafo brasileiro Ricardo Stuckert teve a sorte de fazer um registro raro e histórico de uma tribo indígena isolada, próximo à fronteira com o Peru. “É como achar uma agulha no palheiro. Pura sorte”, disse Ricardo durante entrevista ao site Terra, nesta quinta-feira (22). 

Segundo Stuckert, a obra que será lançada no dia 19 de abril de 2017 – Dia do Índio, vai documentar a rotina de 12 tribos brasileiras. O material foi registrado na companhia do sertanista José Carlos Meirelles, que trabalhou na Funai durante 40 anos. De acordo com o fotógrafo.

Todo o registro foi fruto de sorte, Ricardo explicou que o helicóptero que eles estavam, voltava, depois da chuva, e eles observaram umas malocas feitas de palha. “A gente estava voando muito rápido, mas vimos plantações e decidimos voltar. Encontramos a tribo e eu comecei a fotografar”, detalha.

“Os índios reagiram. A tribo atirou dezenas de flechas na tentativa de afastar a aeronave, que sobrevoou a região durante sete minutos”, afirmou o fotografo. 

Para Meirelles o voo é de certa forma invasivo à comunidade isolada. “Por isso, a gente toma o cuidado de não voar baixo para não assustar tanto. Por outro lado, o mundo precisa saber que eles existem e que precisamos de políticas para conservá-los”, disse o sertanista. A tribo foi identificada como “Índios do Maitá” – nome do rio próximo a região – e é composta por cerca de 300 pessoas.

2 comments on “Fotógrafo faz registro raro de tribo isolada em floresta no Acre”

  1. Aquariana Jaci
    Aquariana Jaci

    FICAM FUÇANDO NA ÁREA INDIGENAS DEPOIS FIQUEM RECLAMANDO QUANDO ELES VIEREM ENVADIR NOSSOS ESPAÇO. CADA QUAL NO SEU QUADRADO.

Comentar

%d blogueiros gostam disto: