Digite sua busca

 

 

Bahia Notícias Notícias em destaque

Três casos importados de sarampo são confirmados na Bahia

Três casos importados de sarampo foram confirmados na Bahia, de acordo com informações da Secretaria da Saúde (Sesab), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica.

O primeiro foi de pessoa residente em São Paulo, que chegou em junho na cidade de Porto Seguro, no extremo sul do estado. Já os outros foram de uma pessoa que veio de São Paulo e de uma menor de 12 anos que viajou para a Espanha.

“Todos os municípios devem se manter em alerta para a identificação precoce de casos suspeitos, que se enquadrem na seguinte definição: pessoa com febre e exantema, acompanhada de tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite, independente da idade e situação vacinal anterior”, aponta a coordenadora do Programa de Imunização da Sesab, Akemi Chastinet.

O órgão recomenda aos profissionais de saúde que todo caso suspeito de sarampo deve ser notificado imediatamente, independente da idade e da situação vacinal anterior. Além disso, deve ser feito o bloqueio imediato após exposição, contemplando os contatos diretos e indiretos suscetíveis na faixa etária de 6 a 49 anos.

O sarampo é uma doença viral aguda, considerada uma das mais contagiosas, que afeta principalmente crianças menores de 5 anos, especialmente as mal nutridas e bebês não vacinados.

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

    
 WhatsApp
 Baixe o aplicativo Sociedade Play
X