Digite sua busca

 

 

Bahia Notícias em destaque Pandemia Salvador SAÚDE Serviço

50% dos soteropolitanos já tomaram a dose de reforço contra a Covid-19

Salvador atingiu nesta segunda-feira (07), a metade da população imunizada com a 3 dose (de reforço) contra a Covid-19. Conforme dados do vacinômetro 50% do público habilitado já garantiu a 3º dose (de reforço). Entretanto, mais de 500 mil habilitados ainda não completaram a imunização, o que preocupa a Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Para acelerar a imunização da população, a Prefeitura, através da SMS, tem colocado em prática uma série de ações direcionadas, a exemplo dos mutirões de vacinação exclusivos para aplicação da vacina, inclusive, com a extensão dos horários de aplicação das doses.

O percentual da cobertura com a primeira dose em Salvador segue em 96%; e 91% é o total do público imunizado com as duas. O avanço da vacinação na capital baiana tem surtido efeitos positivos no número de infecções, que estão em queda. Entretanto, a SMS ressalta que para continuar com o êxito nos indicadores da vacinação toda a população deve garantir o ciclo de imunização completo, principalmente as pessoas na faixa etária entre 18 e 29 anos, uma vez que são maioria entre os atrasados.

De acordo com Leo Prates, titular da SMS, os indicadores da vacinação contra a Covid-19 em Salvador estão entre os melhores do Brasil, ao lado das principais capitais. Além de grande destaque na imunização das crianças entre 5 e 11 anos, e dos jovens de 12 a 17, com mais de 99% com a primeira dose, os indicadores oficiais demonstram que as estratégias adotadas pela Prefeitura têm sido exitosas. Porém, os soteropolitanos devem cumprir a responsabilidade de garantir a dose de reforço o quanto antes. “Nosso foco é alcançar agora a outra metade da população que precisa tomar a dose de reforço. Nos próximos dias faremos estratégias focadas nessa missão, e esperamos continuar contando com a responsabilidade e cooperação dos soteropolitanos, que são hoje exemplo no Brasil de cuidado consigo e com o próximo”, afirma.

Confira onde tomar a 3ª dose nesta terça-feira (8)

A vacinação contra a COVID-19 desta terça-feira (08), em Salvador, contemplará com a 1ª dose Pfizer crianças e adolescentes de 05 a 11 anos, inclusive os pequeninos com comorbidade e/ou deficiência permanente; adolescentes/ adultos com idade igual ou superior a 12 anos, incluindo gestantes e puérperas nesta faixa etária. As equipes de saúde também estarão aplicando a primeira dose Pfizer em crianças de 05 a 11 anos em instituições de ensino na capital baiana.

Também serão aplicadas as 2ª, 3ª e 4ª doses para os indivíduos dentro dos aprazamentos descritos abaixo. Para terem acesso à imunização, que acontece das 08h às 16h, os interessados devem estar com o nome no site da Secretaria Municipal da Saúde.

3ª dose 18 anos ou mais – que tomaram a segunda dose até o dia 07/11/2021 – com nome no site da SMS

Drive: Arena Fonte Nova, 5º Centro Saúde (Barris), Vila Militar (Dendezeiros) e Shopping Bela Vista (09h às 16h)

Ponto fixo: UBS Ramiro de Azevedo, UBS Vale dos Lagos, USF João Roma Filho (Jardim Nova Esperança), USF Gal Costa, USF Alto do Peru, UBS Nelson Piahuy Dourado (Águas Claras), USF Jardim das Margaridas, USF Eduardo Mamede, USF Santa Monica, USF San Martim I, USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas), USF Plataforma, USF Tubarão, USF Teotônio Vilela II e Shopping Bela Vista (09h às 16h).

3ª dose imunossuprimidos com 12 anos ou mais que tomaram a segunda dose até o dia 10/01/2022 – Pfizer – com nome no site da SMS

Drive-Thru: 5º Centro

Ponto fixo: USF Terreiro de Jesus, USF São Marcos, USF Deputado Luiz Braga, UBS Nelson Piahuy Dourado (Águas Claras), USF San Martim I, USF Jardim das Margaridas, USF Eduardo Mamede (Mussurunga), USF Joanes Leste, USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas), USF Vale do Matatu, USF Plataforma, USF Tubarão, USF Teotônio Vilela II e USF Fernando Filgueiras (Cabula VI).

3ª dose gestante e puérpera – que tomaram a 2ª dose até o dia 04/10/2021 – Com nome no site da SMS

Drive-Thru: 5º Centro

Ponto fixo: USF Terreiro de Jesus, USF São Marcos, USF Deputado Luiz Braga, UBS Nelson Piahuy Dourado (Águas Claras), USF San Martim I, USF Jardim das Margaridas, USF Eduardo Mamede (Mussurunga), USF Joanes Leste, USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas), USF Vale do Matatu, USF Pituaçu, USF Plataforma, USF Tubarão, USF Teotônio Vilela II e USF Fernando Filgueiras (Cabula VI).

4ª dose para pessoas com 18 anos ou mais imunocomprometidas com nome no site da SMS

Exigência: o interessado deve ter 18 anos ou mais, já ter tomado as três doses do esquema vacinal, tendo tomado a terceira dose até o dia 07/11/2021. Além disso precisa obrigatoriamente estar com o nome no site da SMS.

Local de vacina:

Pontos fixos: USF Federação

Voluntários de pesquisas e estudos: Para recebimento da 3ª dose, os voluntários de pesquisas e estudos deverão apresentar os documentos citados acima além de declaração do Instituto de pesquisa indicando que estão liberados para 3ª dose sem prejuízo do prosseguimento do estudo/pesquisa.

Foto: Bruno Concha/Secom

Tags:

Leia também