cerca de 90 mil pés de maconha foram encontrados em uma plantação de três hectares na cidade de Filadélfia, a aproximadamente 160 quilômetros de Juazeiro, na região Norte da Bahia, durante a ação que fazia parte da Operação Força Total. Um homem foi preso em flagrante enquanto regava a plantação.
A apreensão é fruto de uma operação integrada entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), através da Rede Nacional de Operações Ostensivas Especializadas (Renoe), e as Polícias Militares dos estados do Nordeste, com o objetivo de erradicar plantações de maconha e apreender drogas.
O major Érico, comandante da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Caatinga, explicou que a roça estava bem estruturada, com sistema de irrigação e adubamento.
“Vale lembrar que 3 mil pés erradicados correspondem a uma tonelada da droga retirada de circulação. Como um quilo de maconha é avaliado em mil reais, esse é um prejuízo significativo para o tráfico de drogas na Bahia”, destacou o major.
No domingo (16), em Curaçá, na Ilha Redonda de Cima, a PM destruiu cerca de 20 mil pés de maconha. Desde o início de 2024, a Cipe Caatinga já erradicou 896 mil pés da droga, evitando que 298 toneladas chegassem ao mercado. A unidade também apreendeu 213 armas de fogo, prendeu 143 pessoas e recuperou 54 veículos.
Atualmente, as equipes da Cipe Caatinga e da Cipe Semiárido estão erradicando uma plantação com potencial para produzir até 30 toneladas de maconha.
“Continuaremos o combate implacável ao tráfico de drogas. Localizar e apreender entorpecentes é uma das prioridades das Forças de Segurança”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner.