Digite sua busca

 

 

Entrevistas Notícias Programas Rádio Sociedade SAÚDE Viva Bem

“A Covid-19 pode se apresentar através de uma conjuntivite”, afirma especialista

Órgão de fundamental importância no dia a dia, os olhos funcionam também como uma espécie de “termômetro para a saúde do corpo”, através de sinais emitidos como a vermelhidão e ardência constante.

Inflamação na membrana que reveste a parte da frente do globo ocular, a conjuntivite está entre as doenças mais comuns entre a população no verão. 

Em entrevista a Rádio Sociedade, na manhã desta segunda-feira (27), de acordo com o oftalmologista Marco Polo, a conjuntivite pode ser um dos sinais da contaminação pela Covid-19.

“A Covid-19 pode se apresentar para uma pessoa através da conjuntivite. É uma doença nova, não sabemos muito bem como funciona, quem morre, quem é entubado e quem não vai ser. Devemos manter os cuidados, com o uso de máscara, álcool gel”, revela.

Ainda conforme o especialista, existe uma série de doenças associadas à exposição excessiva dos olhos à luz do sol. Entre as enfermidades apontadas, está o surgimento de Pterígio, conhecida como ‘carne no olho’.

Questionado sobre a utilização de lentes e óculos vendidos em mercados alternativos, como em barracas de praia, o médico alertou para os possíveis riscos.

“Esse é um risco que estamos expostos em qualquer tipo de praia. Essas lentes não protegem contra os raios ultravioletas, você pode ter o comprometimento da superfície ocular”, afirma. 

Foto: Arquivo / Agência Brasil

Tags: