Digite sua busca

 

 

Bahia Brasil Entrevistas Notícias Notícias em destaque Programas Rádio Sociedade

“A gente manda da porteira para dentro”, explica empresário sobre aumento da carne bovina

Motivo de preocupação por parte dos consumidores, o aumento nos preços dos alimentos sempre é alvo de questionamentos por parte da população. Presente na maioria dos pratos brasileiros, a carne bovina é considerada a mais apreciada do país. 

Mas afinal, o que vem deixando o alimento mais caro no Brasil? De acordo com o empresário Valter Silveira, em entrevista ao programa Sociedade Urgente, na manhã desta sexta-feira (20), fatores como a seca e a própria pandemia de covid-19 colaboraram com a situação. No entanto, ele pondera que o problema não é algo que aflige apenas a região Nordeste do país.

“Os desafios climáticos não são desafios exclusivos só da nossa região (Nordeste). Quem acompanha os veículos, sabe que tivemos secas severas no Mato Grosso, que é o celeiro de proteínas, no pantanal(…) É uma questão nacional”, declarou

Para o empreendedor, como forma de amenizar os prejuízos causados pela seca, mecanismos tecnológicos podem ser uma alternativa no combate aos problemas, como a falta de chuvas.

Considerando a cadeia produtiva da carne, Silveira revela que os produtores pecuaristas “mandam apenas da porteira para dentro”, porém, fatores como a nutrição dos animais, além dos custos com o deslocamento e a manutenção dos mesmos também corroboram com a elevação dos preços.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Perfil dos Municípios Brasileiros (Munic), realizada entre 2013 e 2016, pelo menos  82,6% dos municípios do Nordeste foram atingidos pela seca durante o período, cerca de 1.481.

Como identificar uma carne de qualidade?

Questionado sobre como realizar a escolha de uma carne de boa procedência, Silveira detalha que o melhor caminho a seguir é dar preferência a locais inspecionados. “É necessário buscar um açougue idôneo. Os abates permitidos disponibilizam um selo de habilitação para a desossa e o abate de bovinos em frigoríficos”, frisa.

Foto: Arquivo / Agência Brasil

Tags:

Notice: Undefined index: bg_img_color in /home/rdsoncom/public_html/wp-content/plugins/convertplug/modules/info_bar/functions/functions.php on line 143