Uma instituição de longa permanência para idosos (IPLI) localizado no bairro da Liberdade foi fechado na manhã desta terça (24) em Salvador. O imóvel abrigava 16 idosas e funcionava de forma clandestina, sem documentação legal.
Em nota, o Ministério Público informou que ‘Lar de Idosas Filhas de Dulce’ funciona em imóvel de órgão público ocupado de forma irregular, de forma clandestina, sem documentação legal, em desrespeito completo ao Estatuto da Pessoa Idosa, colocando em total vulnerabilidade e risco a saúde das idosas abrigadas no imóvel.
Elas serão remanejadas para Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) em devido funcionamento e as que tenham referência familiar serão encaminhadas posteriormente para as respectivas famílias.
A ação ocorreu em conjunto do Ministério Público da Bahia, acompanhado da Vigilância Sanitária municipal, Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), da Polícia Civil e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).