Os acidentes com motocicletas na BR-324, entre Feira de Santana e Salvador, representaram quase metade das ocorrências com vítimas em 2023. De um total de 624 acidentes, 272 (43,59%) envolveram motocicletas, motonetas, ciclomotores e similares. Esses acidentes resultaram em 30 feridos e 11 mortos, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (23) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).
A situação já é preocupante em 2024. Até o final de abril, foram registrados 115 acidentes envolvendo motocicletas, com 13 vítimas graves e três mortes. Entre as principais causas apontadas pela PRF estão “falta de atenção à condução”, “desrespeito às normas de trânsito”, “não guardar distância de segurança” e “transitar com a motocicleta entre as faixas”.
A PRF destacou que trafegar muito próximo à traseira de caminhões e ônibus aumenta significativamente o risco de colisões, pois pode não haver tempo suficiente para reação se esses veículos precisarem frear ou desviar de algo na pista, como buracos ou objetos.
Além disso, veículos de carga apresentam riscos adicionais de arremesso de pequenas partes da carga, como grãos, fragmentos de pneus e até peças que podem se soltar. A PRF reforça a importância de manter uma distância segura entre todos os tipos de veículos para prevenir acidentes.