O atual Vice-presidente do União Brasil, presidente da Fundação Índigo e ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, foi entrevistado nesta terça-feira (14) no Programa Balanço Geral, da Rádio Sociedade da Bahia, apresentado por Uziel Bueno. Durante a conversa, o político baiano falou sobre diversos temas, desde sua percepção sobre o atual governo estadual, liderado por Jerônimo Rodrigues, avaliando o atual chefe do executivo baiano como o pior governador dos últimos três do Partido dos Trabalhadores (PT).
Além disso, ACM Neto apresentou sua análise do Governo Lula, afirmando que, de acordo com o ex-prefeito, o governo “cheira a mofo” e não representa uma gestão plural e abrangente que discute a agenda do Brasil. Ele expressou sua opinião de que Lula tem governado principalmente para os petistas, sem promover uma visão mais ampla para o país. Neto observou que o governo de Lula carece de inovação e novidades.
O político baiano também aproveitou a oportunidade para fazer suas considerações sobre as eleições municipais, mencionando um processo que está naturalmente se desenvolvendo em torno do nome da atual vice-prefeita Ana Paula Matos. Ele ressaltou que, embora não queira indicar uma decisão final, existe um desejo de continuidade na cidade, o que pode levar à permanência de Ana Paula como vice-prefeita.
“Bruno está conduzindo essas últimas conversas, porque é preciso, claro, validar com os partidos, com as lideranças políticas agora. Eu acho que existe um processo que vai se construindo naturalmente em torno do nome da atual vice-prefeita Ana Paula Matos. Eu não quero com isso dizer que já está decidido, até porque esse anúncio tem que ser feito por ele na hora certa. Mas, como o espírito da cidade é de continuidade, como o desejo da cidade é que o prefeito e a sua equipe continuem trabalhando pela cidade, então eu acho que é natural, vai se construindo naturalmente a permanência dela como vice-prefeita”, destacou
Como vice-líder do União Brasil, Neto também falou sobre Lauro de Freitas, anunciando que na quinta-feira (16) haverá o anúncio da chapa completa para as eleições na cidade e região metropolitana de Salvador.
“Se depender de mim, faremos o anúncio da chapa completa na quinta-feira. Não quero dar um spoiler, pois deixarei a própria candidata fazer o anúncio. Assim como Bruno anuncia aqui em Salvador, lá é ela quem deve anunciar, e devemos respeitar esse comando local”, confirmou Neto.”
Neto também foi questionado sobre a reunião do diretório estadual que discutiu a rejeição à autorização de empréstimo do governo do estado. Esse encontro e a decisão geraram desconforto com o deputado Elmar Nascimento, que classificou a ação como uma ameaça.
“Primeiro que Elmar é um querido amigo, como você citou aí, não apenas aliado, mas eu tenho com o Elmar uma relação pessoalíssima. Elmar é o nosso projeto e o nome principal como pré-candidato a presidente da Câmara dos Deputados. Não houve imposição nenhuma. Foi uma reunião, uma discussão e uma votação aprovada, não pela maioria, podia ter sido pela maioria, mas, sim pela unanimidade dos presentes. Lembrar que agora, e eu tenho reforçado isso com os nossos quadros políticos, a União Brasil vai ter uma atuação mais sintonizada entre a Assembleia Legislativa, a direção partidária, o interesse do partido nos municípios, a visão eleitoral para 2024, que é a prioridade. Os deputados sabem, os estaduais principalmente, mas os federais também, que eu nunca peguei o telefone pra ligar, pra nenhum deles, pra dizer, ó, vote contra isso. dê porrada naquilo ou apronte tal coisa para o governo. Jamais. Ao contrário, sempre dei todo conforto e liberdade para cada um julgar de acordo com a sua consciência. Agora, esse instrumento de fechamento de questão partidária está previsto no Estatuto da União Brasil e de todos os partidos”.
Foto: Rádio Sociedade da Bahia