Adelson Carvalho recebeu na manhã desta segunda-feira (25), o diretor-geral da ADAB Dr. Paulo Sérgio Luz e o diretor de defesa sanitária animal da ADAB, Carlos Augusto Chaves que comentaram sobre as criações animais na Bahia e sobre a FENAGRO 2024
A Bahia registrou o segundo maior crescimento absoluto de bovinos entre os estados do Brasil entre 2022 e 2023. O plantel aumentou de 12,5 milhões para 13,3 milhões de animais (+6,1%), o que representou mais 764,5 mil cabeças, atrás apenas do Paraná (+822,7 mil cabeças).
Neste ano em que a Bahia alcançou a certificação do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) de estado livre de aftosa sem vacinação para bovinos e bubalinos, a FENAGRO deve reforçar a pujança da produção animal, com variadas espécies e raças de diferentes territórios.
“A última vacinação ocorreu em maio, a gente estaria agora em novembro em uma nova etapa de vacinação, depois de 56 anos, 146 etapas de vacinação, é o primeiro mês de novembro que estamos sem vacinar.” relembra Dr. Paulo Sérgio.
Após a erradicação da doença nos rebanhos, o diretor de defesa sanitária animal da ADAB explica a importância de manter a atualização cadastral do rebanho relacionada a todos os tipos de criações.
“Então, a atualização cadastral não é só para bovinos e bubalinos, a atualização cadastral é para suínos, galinhas, abelhas, todas as espécies, nós precisamos do domínio dessas informações de todas as espécies que os produtores baianos tem dentro do nosso cadastro.” explica Carlos Augusto.
FENAGRO
Após 5 anos, a FENAGRO retorna com mais força que antes, quando precisou ser cancelada devido ao período pandêmico. Referência no estado, a feira exalta e condecora a pecuária baiana, valorizando o empenho e investimentos na atividade, que é um dos pilares da economia estadual.
A estreia da FENAGRO ocorreu em 1988, em Salvador, após isso, a feira passou a ser realizada anualmente até 2019, nos anos seguintes ficou suspensa devido à pandemia da covid-19 e ao período eleitoral.
“Nós temos mil ovinos e caprinos, temos 750 equídeos e temos aproximadamente 500 bovinos. Dos bovinos, nós temos das raças Nelore, Girolando, Senepol, temos nos equídeos, o Mangalarga, o Mangalarga Marchador, Campolina, Par de milha, pôneis, então, é um evento muito esperado que vai ter muitas ações.” conta Carlos Augusto.
![](https://sociedadeonline.com/wp-content/smush-webp/2024/11/image-172.png.webp)
A expectativa é que esta edição atraia mais de 150 mil pessoas ao longo de 10 dias de feira. Um dos grandes destaques do evento é a grade de shows que conta com artistas do sertanejo, forró e arrocha, como as bandas Limão com Mel, Calcinha Preta, as cantoras Simone Mendes, Mari Fernandez, Tayná Agazzi, além de Nadson o Ferinha, Unha Pintada, Tayrone, Silfarley, Toque Dez, Zezo e Klessinha.
A FENAGRO acontece de 29 de novembro a 08 de dezembro no Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador na Av. Luís Viana Filho, 1590 – Itapuã. Aos interessados em participar do evento, pode comprar os ingressos para shows entre R$60,00 e R$480,00, vendas no site: bilheteriadigital.com/fenagro2024
Assista na íntegra no canal Rádio Sociedade da Bahia: