Digite sua busca

 

 

Bahia Brasil Notícias Notícias em destaque

“Ainda não chegamos ao fundo do poço”, diz professor sobre aumento da gasolina no país

Só neste ano, o acumulado na gasolina sofreu o aumento em 66,4%. Já no diesel, o acréscimo chega a 65,3%. Na manhã desta quarta-feira (27), o professor de economia, Paulo Alencar, explicou sobre este aumento do combustível no país.

De acordo com ele, é possível que, com as altas do mercado, o preço nos postos de combustíveis chegue a R$7,00. Isto porque, a Petrobras resolveu recuperar o prejuízo e repassar o valor rapidamente para a sociedade.

“Ainda não chegamos ao fundo do poço. A Petrobrás está repassando os preços. A gente sofre com o 11º aumento no nível do preço só este ano. A Petrobras ainda está recuperando os custos do barril do petróleo que teve um aumento devido ao dólar, causando um impacto de 60% na cadeia produtiva”, disse.

Segundo Alencar, os números elevados dos preços estão impactando diretamente na inflação e na cadeia produtiva. Para ele, é preciso haver um limite no aumento e uma melhor relação entre o governo federal, estadual e a Petrobras.

“Eu diria que é uma combinação de dois fatores. Primeiro: o governo federal criar algum subsidio federal, assim como os governos estaduais abrir mão um pouco dos Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), da carga tributária. Com este ajuste, teria um preço de carga tributária menor. E a Petrobras, por sua vez, abrir um pouco do horizonte e ver o impacto no preço final e repassar ou diminuir”, ressalta.

Tags:

Notice: Undefined index: bg_img_color in /home/rdsoncom/public_html/wp-content/plugins/convertplug/modules/info_bar/functions/functions.php on line 143