Digite sua busca

 

 

Destaque Entrevistas Notícias Notícias em destaque Programas Rádio Sociedade

Alimento animal e humano, palma forrageira é alternativa contra fome no semiárido

De origem mexicana, e encontrada em grande escala no Nordeste brasileiro, a palma forrageira é um dos símbolos do semiárido. 

Espécie de cacto, a planta possui diversas propriedades, seja na ornamentação de jardins ou até mesmo na alimentação humana e animal.

Visando ampliar o conhecimento sobre os atributos do vegetal, o professor Bruno Guimarães, desenvolveu um aplicativo para auxiliar produtores rurais sobre o cultivo da planta.

Em entrevista ao programa Sociedade Urgente, da Rádio Sociedade, na manhã desta terça-feira (28), o pesquisador falou sobre a ideia, desenvolvida durante um estudo de doutorado.

“Não existia uma ferramenta adequada para experimentação com palma. Não tinha essa informação… A ideia foi construir uma plataforma que possibilitasse informações em um só local, de forma acessível, gratuita, prática”, explica.

Ainda conforme o pesquisador, muitos agricultores possuíam dúvidas em relação ao plantio da palma forrageira, quais opções de espaçamento para iniciar um palmario, locais adequados, informações sobre irrigação, adubação, controle de pragas.

O material produzido pode ser acessado por meio de vídeos aula, com depoimentos de professores, alunos, egressos, autodidatas, através do site www.palma forrageira.com.br.

Alimentação humana e animal

Agente importante no combate à fome em uma das regiões mais pobres do país, a palma forrageira também é utilizada no preparo da alimentação humana e animal, podendo ser matéria-prima na produção de fabricação de doces, geleias, sorvete.

“A palma forrageira cresce todo período do ano, o que não causa uma limitação em relação ao seu uso. Sendo mais utilizado em períodos de seca. O verde indica o alto teor de água, uma proteína que vai salvar o animal ou até mesmo o humano”, afirma.

Foto: Maria da Conceição Silva (IPA).

Tags:

Notice: Undefined index: bg_img_color in /home/rdsoncom/public_html/wp-content/plugins/convertplug/modules/info_bar/functions/functions.php on line 143