Digite sua busca

 

 

Brasil Notícias Notícias em destaque Pandemia Política SAÚDE

Anvisa rebate fala de Bolsonaro sobre vacina e Aids

O presidente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Antonio Barra Torres, rebateu, nesta quarta-feira (27), a fala do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que associou a vacina contra a Covid-19 e a Aids. “As vacinas aprovadas pela Anvisa não induzem a nenhuma doença. Não aumentam a sua propensão a ter nenhuma doença”, disse Barra Torres durante reunião da diretoria colegiada da agência.

Bolsonaro fez a associação durante sua live semanal. Ele citou que “relatórios oficiais do governo do Reino Unido” mostram que pessoas totalmente vacinadas estariam “desenvolvendo a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida [Aids] mais rápido do que o previsto”. O Facebook, onde estava sendo realizada a transmissão, chegou a apagar o vídeo. Especialistas de saúde criticaram a fala do presidente, garantindo que a ligação entre o imunizante contra a Covid-19 e a transmissão do HIV, vírus da Aids, é falsa.

Barra Torres chegou a ser um conselheiro de Bolsonaro sobre temas de saúde no começo da pandemia, mas se afastou do chefe de Executivo. Em março de 2020, o diretor da agência esteve ao lado do presidente, sem máscara, em ato pró-governo. Ele já afirmou que se arrependeu de desrespeitar as regras sanitárias para acompanhar Bolsonaro.

O chefe da Anvisa disse, na reunião desta quarta-feira (27), que a vacina é a principal responsável pela queda de internações e mortes pela Covid. “Não há de se falar que seja a imunidade de rebanho ou qualquer outra coisa. Isso não tem nenhum sentido. A causa e o efeito (da redução da crise sanitária) estão diante dos nossos olhos, os índices da pandemia caem pois a nossa vacinação avança”, disse Barra Torres. O diretor da Anvisa afirmou também que o Brasil enfrenta diversas crises, além da sanitária, e que a população ainda é influenciada “por uma série de informações que conflitam, muitas vezes, com a ciência”.

Foto: Reprodução/YouTube

Tags:

Leia também


Notice: Undefined index: bg_img_color in /home/rdsoncom/public_html/wp-content/plugins/convertplug/modules/info_bar/functions/functions.php on line 143