Digite sua busca

 

 

Bahia Notícias Notícias em destaque Salvador

Após dois anos sem comemorações, Salvador comemora 2 de Julho neste sábado (2)

Após dois anos sem a festa tradicional em comemoração ao 2 de Julho, neste sábado (2), Salvador volta a receber os festejos em homenagem a Independência da Bahia. Em entrevista para a Rádio Sociedade, o historiador Rafael Dantas contou um pouco sobre a data e a importância do 2 de Julho na história do Brasil.

“O 7 de setembro de 1822 não representa de fato a independência do Brasil porque as outras províncias estavam com portugueses, inclusive com ordenamentos militares e com conjunturas políticas favoráveis a Portugal”, comenta Rafael Dantas. Ainda segundo o historiador, a independência é marcada na Bahia com o confronto, onde a população baiana pegou em armas e lutou para conquistar a independência, que foi concretizada no estado no dia 2 de julho de 1823.

Rafael também explicou sobre como a representação do Caboclo na festividade. “Quem participou do confronto foram mestiços. A realidade da população baiana no século IX era grande parte de mestiços, o caboclo vem em 23 e 24 como uma referência de comemoração a esse papel híbrido da festa de participação popular… O indígena caboclo representa, entre aspas, a união dos povos presentes.”

Neste sábado (2), as comemorações serão iniciadas às 6h, com a tradicional queima de fogos no Largo da Lapinha, e às 8h30 o a primeira parte do Cortejo Cívico segue em direção à Praça Thomé de Souza. A partir das 14h, a segunda parte da caminhada segue em direção ao Campo Grande.

Foto: Lucas Moura/Secom PMS

Tags:

Leia também