Digite sua busca

 

 

Brasil Notícias Notícias em destaque Política

Após rejeição do voto impresso, Bolsonaro diz que parlamentares tiveram medo de retaliações

Com a proposta do voto impresso derrotada e arquivada na Câmara dos Deputados, o presidente Jair Bolsonaro fez críticas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e afirmou, nesta quarta-feira (11), que as rejeições aconteceram porque os parlamentares foram chantegeados e tiveram medo de retaliações.

“Quero agradecer à metade do parlamento que votou de forma favorável ao voto impresso, parte da outra metade que votou contra, que entendo que votou chantageada. Uma outra parte que absteve, não todos, mas alguns lá não votaram por medo de retaliação (…) Desses outros que votaram contra, muita gente votou preocupado. Com problemas, essas pessoas resolveram votar com o ministro, presidente do TSE. Os que se abstiveram numa votação on-line, abstenção é muito difícil acontecer. Sinal que ficaram preocupados com retaliações”, disse.

Votaram a favor do voto impresso 229 dos 513 deputados deputados. Por ser uma proposta de emenda à Constituição (PEC), eram necessários no mínimo 308 votos. Outros 218 deputados votaram contra o projeto e 65 se abstiveram ou se ausentaram. Aqueles que não votam contribuem para a derrubada da proposta, já que dificultam a chegada na marca dos 308.

Comentando sobre a votação, Bolsonaro quebrou a promessa que fez com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que afirmou que o chefe do Executivo garantiu respeitar a decisão da Câmara e encerraria o assunto se o voto impresso fosse derrotado.

A votação na Câmara foi marcada por escolhas surpreendentes de deputados que não obedeceram a orientação dos seus partidos. As siglas com os maiores percentuais de votos contrários à orientação foram PSD (57%), PV (50%), DEM (46%), MDB (45%) e PSDB (44%). PSD, DEM, MDB e PSDB também foram os únicos partidos a ter mais votos contrários à orientação do partido do que a favor.

Foto: Isac Nóbrega/PR

Tags:

Leia também


Notice: Undefined index: bg_img_color in /home/rdsoncom/public_html/wp-content/plugins/convertplug/modules/info_bar/functions/functions.php on line 143