Digite sua busca

 

 

Bahia Notícias Notícias em destaque Salvador SAÚDE

Após surto de H3N2, prefeitura anuncia a reabertura de mais dois gripários em Salvador

A Prefeitura de Salvador reabriu, nesta sexta-feira (17), o gripário do Pau Miúdo e anunciou a reabertura dos gripários da Ilha de Bom Jesus dos Passos, que começa a funcionar hoje, e de Pirajá / Santo Inácio, ainda sem data para ser reaberto. As medidas são para tentar conter o surto de H3N2, que está deixando o sistema de saúde sobrecarregado.

Inaugurado em agosto de 2020, o gripário do Pau Miúdo ficou em atuação até 15 de outubro de 2021. A queda expressiva no número de internações de pacientes com Covid-19 levou a prefeitura e o governo do estado a desmobilizarem algumas estruturas, porque mesmo paradas elas oneravam os cofres públicos. Porém, a situação mudou nas últimas semanas.

O prefeito Bruno Reis fez a reabertura da unidade do Pau Miúdo e disse que é importante que as pessoas mantenham as medidas de proteção. “Desde a chegada da H3N2 no Rio de Janeiro nós alertamos que isso poderia acontecer aqui. Estamos anunciando uma série de medidas no enfrentamento desse surto, desde a reabertura de outros gripários e a mega operação de vacinação hoje em 90 pontos. A prefeitura está correndo atrás das pessoas para vacinar”, disse o prefeito.

Bruno continuou dizendo que vacina funciona tanto para Covid como para influenza. “Quais são as principais armas? A máscara e a vacina. Daí os números são inquestionáveis, a queda do número de pessoas com Covid, a redução drástica de pessoas com Covid. Uma redução brutal no número de óbitos. A vacina funciona tanto para Covid como para influenza. Tivemos um índice baixo de imunização esse ano – o MS preconiza 90% -, temos 32% que não se vacinou, que é um número elevado. Essas doses serão aplicadas hoje nessa mega operação contra gripe”, disse o prefeito.

O secretário de Saúde, Léo Prates, disse que com a reabertura dessa unidade espera-se que a situação melhore nos Barris. “Estamos aumentando o número de UPAs na cidade, tendo a mesma capacidade na estrutura móvel na UPA dos Barris, eu consigo dividir o atendimento. O que estou é esticando o sistema, fazendo uma ampliação horizontal do sistema. Estamos entregando mais esse gripário, mas toda essa elasticidade tem limite, e não tem como atender metade da população doente de uma vez”, explicou.

Vacinação

Nesta sexta, está acontecendo uma mega operação de vacina contra a gripe. Toda a estrutura da prefeitura estará voltada para prevenir contra a influenza e, por isso, a vacinação contra Covid-19 será suspensa.

Não há distinção do público que pode tomar a vacina da gripe, ou seja, qualquer pessoa, independentemente da idade, pode se imunizar, mas quem já recebeu a vacina esse ano não precisa tomar de novo. A meta é imunizar 60 mil pessoas.

Covid-19

A vacinação contra a Covid será retomada neste sábado (18) e também haverá aplicação do imunizante no domingo (19). As doses remanescentes da vacina contra a gripe também serão aplicadas no fim de semana. O ponto de imunização será no 5º Centro de Saúde.

Foto: Divulgação / Secretaria Municipal da Saúde

Tags:

Leia também