Digite sua busca

 

 

Bahia Cidades Notícias em destaque Salvador SAÚDE

“As complicações por causa de anestesia são mínimas”, garante especialista

A preparação de um paciente é uma das etapas mais importantes de todo procedimento cirúrgico. Além de diminuir os riscos de complicações pós-operatórias, é nesta fase que o profissional de saúde aponta os exames necessários para admissão, bem como, indicação de anestesia. 

Para quem vai se submeter à uma cirurgia, é importante não se afastar do fato de que independente da natureza, toda operação é considerada um evento preocupante e requer cuidados.

De todas as etapas que envolvem um procedimento cirúrgico, a consulta com o anestesiologista ainda causa temor entre a maioria dos pacientes.

Para esclarecer todas as dúvidas e falar sobre a importância da anestesia, a Rádio Sociedade entrevistou na manhã desta segunda-feira (30), o mestre e doutor em anestesiologia, José Admirço Filho.

De acordo com o especialista, o medo e todos os mitos que envolvem a técnica, na grande maioria das vezes, são motivados pela desinformação e pelo histórico de complicações do passado.

“Hoje eu posso lhe garantir que as complicações por causa de anestesia são mínimas”, disse.

O médico atribui a redução dos riscos da cirurgia à alta tecnologia, ao trabalho em equipe e “associado a isso, a gente também conseguiu entender melhor as doenças”, acrescentou.

Durante a entrevista, Admirço reforçou que todo procedimento cirúrgico oferece risco ao paciente e que nenhum é 100% garantido.

“Quem te garantir isso ou é uma divindade ou é um Deus ou é um mentiroso. Todo procedimento envolve alguma possibilidade de complicação. Nós somos humanos”, explicou.

Entre os métodos anestesicos mais comuns, os destinados ao parto ainda é celeiro de dúvidas e questionamentos entre as gestantes. E, embora seja uma opção para as pacientes que optam em conceber o bebê de forma natural, José recomenda que todas as mulheres tenham acesso à anestesia.

“O princípio básico da anestesia é conforto e segurança. A presença do médico anestesiologista tanto na analgesia de parto, como no parto cesariano, é algo que a gente vai proporcionar a esta gestante e a este bebê que está chegando”, destacou.

Na ocasião, José explicou a importância da consulta que antecede à cirurgia e relatou todo o passo a passo do pré-operatório.

“É no momento da consulta pré-anestésica é que ele vai participar ao médico anestesiologista dos exames que ele fez pré-operatório, ele vai levar sua história clínica, se ele fez algum procedimento, se ele tem algum histórico de alergia. O cirurgião e o anestesista só indica o procedimento cirúrgico quando ele perceber que existe um benefício muito grande de ser feito e este benefício a gente vai escolher dentro da estrutura clínica”, finalizou.

Para ouvir a entrevista na íntegra, acesse o Podcast da Rádio Sociedade

Foto: Divulgação


Notice: Undefined index: bg_img_color in /home/rdsoncom/public_html/wp-content/plugins/convertplug/modules/info_bar/functions/functions.php on line 143